Vai para os conteúdos

Passos N.136, Abril 2012

DESTAQUE – DOM GIUSSANI

A saudação de padre Julián Carrón

por Julián Carrón

Permita-me, em nome de todos os amigos reunidos na Catedral na memória do 7º aniversário do dies natalis de Dom Giussani e do 30º aniversário do reconhecimento pontifício da Fraternidade de Comunhão e Libertação, agradecer-lhe de coração por nos ter confortado e iluminado com a Sua presença e o Seu ensinamento.
É a primeira vez que, como pastor da Arquidiocese ambrosiana, Vossa Eminência preside e compartilha conosco este gesto em que, participando do sacrifício de Cristo, oferecemos a nossa vida agradecidos ao Senhor pela dádiva de Dom Giussani, a quem Vossa Eminência, assim como cada um de nós, está intimamente ligado e de quem Vossa Eminência recordou, por ocasião do ingresso na Diocese, o gênio educativo.
A razão profunda desta gratidão está no fato, e falo a partir da minha experiência pessoal, de que Dom Giussani, enfrentando com ardor incansável e grande fascínio humano a aguda tentação, dominante hoje em dia, de uma fratura sofrida e aparentemente incurável entre fé e vida, nos abriu a possibilidade (e nela nos acompanha ainda) de viver no encontro com Cristo um caminho verdadeiramente humano. Seguindo o seu carisma, podemos verificar dia a dia a presença do Salvador como resposta àquele grito de necessidade de salvação, que – como Vossa Eminência recordou num recente discurso no Encontro “Jesus, nosso contemporâneo” – é do “coração de cada homem, de todo tempo e lugar, por mais confusa que possa ser a sua incidência ao longo da história da vida”.
Na mensagem dirigida ao Encontro, Bento XVI lembrou-nos que “Jesus entrou para sempre na história humana e continua a viver nela, com a Sua beleza e poder, naquele corpo frágil e sempre necessitado de purificação, mas também infinitamente repleto do amor divino, que é a Igreja”. Não desejamos outra coisa além de viver com a Igreja e pela Igreja, e servir com tudo o que somos e segundo as nossas possibilidades, em filial obediência a Vossa Eminência, a esta Igreja ambrosiana na qual o carisma de Dom Giussani floresceu a ponto de produzir frutos copiosos em todos os continentes. Particularmente, asseguramos-lhe a nossa proximidade e a nossa total disponibilidade na iminência da Celebração do VII Encontro Mundial das Famílias, que será abençoado pela visita do Santo Padre que vem a Milão, como peregrino, para confirmar a nossa fé.
Por último, consinta-me, Eminência, tornar público nesta circunstância festiva que, através do postulador, lhe apresentei o pedido de abertura da causa de beatificação e canonização de Monsenhor Luigi Giussani.
Que Nossa Senhora – “fonte vivaz de esperança” – nos ajude, em cada dia, a sermos dignos das promessas de Cristo e da imensa graça que, no carisma de Dom Giussani, recebemos e continuamos a receber.
Obrigado, Eminência.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página