Vai para os conteúdos

Passos N.147, Abril 2013

APROFUNDAMENTOS

Crescer no amor de Cristo

No final da Audiência Geral de quarta-feira 6 de fevereiro de 2013, o Santo Padre Bento XVI recebeu em audiência no pequeno salão da Sala Paulo VI os participantes da Assembleia Geral da Fraternidade sacerdotal de São Carlos Borromeu, que elegeu o novo Superior Geral, padre Paolo Sottopietra, e lhes dirigiu as palavras que transcrevemos a seguir:


Excelências,
caros irmãos

É para mim uma grande alegria estar convosco. Eu me lembro bem das minhas visitas ao Palazzo Borromeo, ao lado de Santa Maria Maior, onde conheci pessoalmente Dom Giussani; conheci a sua fé, a sua alegria, a sua força e a riqueza das suas ideias, a criatividade da fé. Desenvolveu-se então uma verdadeira amizade; através dele, conheci também melhor a comunidade de Comunhão e Libertação.
Fico contente que o seu sucessor esteja aqui conosco; ele que vai dar continuidade a essa grande obra, que inspira tantas pessoas, tantos leigos, mulheres e homens, sacerdotes e leigos, a colaborar com a difusão do Evangelho, com o crescimento do Reino de Deus.
E conheci também Massimo Camisasca; conversamos sobre diversas coisas, conheci a sua criatividade artística, a sua capacidade de ver, interpretar os sinais dos tempos, o seu grande dom de educador, de sacerdote. Uma vez tive a honra de ordenar alguns sacerdotes em Porto Santa Rufina, e era belo, então, conhecer que aí crescia uma nova Fraternidade Sacerdotal no espírito de São Carlos Borromeu, que permanece como o grande modelo de Pastor, que é realmente estimulado pelo amor a Cristo, busca os pequenos, ama-os, e assim realmente cria fé e faz crescer a Igreja.
Agora a vossa Fraternidade é grande, e é um sinal de que as vocações existem. Mas há também a necessidade da nossa abertura para encontrar, para acompanhar, para guiar e ajudar as vocações a amadurecerem.
É por isso que agradeço a Dom Camisasca, que trabalhou como grande educador. E hoje a educação é sempre fundamental para o crescimento da verdade, para o crescimento da nossa realidade de filhos de Deus e irmãos de Jesus Cristo.
Agora, graças a Deus, conheço também há muito tempo o vosso novo Superior Geral, que também teve um pouco de contato com a minha teologia. Assim, estou contente de poder estar também espiritualmente e intelectualmente convosco e que possamos reciprocamente fecundar o nosso trabalho.
O Senhor vos abençoe. Graças ao Senhor por este dom da vossa Fraternidade: cresça e se aprofunde sempre, ainda mais, no amor a Cristo, no amor aos irmãos por Cristo. O Senhor vos acompanhe.
Dou-vos a Bênção, certo de que rezais por mim, de que me acompanhareis com a vossa prece. Obrigado a vós todos!

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página