Vai para os conteúdos

Passos N.151, Agosto 2013

APROFUNDAMENTOS

Na JMJ, acompanhando o filho

por Caroline Baptista

No meio dos mais de três milhões de peregrinos que estiveram no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, encontramos Vânia e Luiz Roberto. Eles são de Ribeirão Preto (SP), frequentadores da paróquia Nossa Senhora da Penha. A esposa é condutora escolar e o marido, Assessor tributário. A seguir, um pouco de sua história.

Quando soube que o Papa viria para o Brasil, o que passou primeiro na sua cabeça?
Vânia:
Não tive dúvidas em nenhum minuto de querer ver o Papa. A primeira coisa que passou na minha cabeça foi que Papa vem para trazer a paz. Ele é um portador de esperança, traz um bem para a nação inteira. E pensei no prazer das pessoas em vê-lo, porque acho que é uma pessoa que só passa isso: humildade, paz, amor. Causa um bem inexplicável. Só de falar aqui agora eu me emociono. Mandei até fazer um banner pedindo um abraço ao Papa Francisco, mesmo sendo difícil de conseguir meu coração me mandou fazer e tentar. É como se o desejo gritasse dentro de mim e minha fé é muito grande.

Vocês têm filho?
Vânia:
Sim, meu filho de 17 anos está aqui também no Rio, ele veio para a Jornada com a escola e só estamos nos falando por telefone. Mas, eu fico bastante tranquila porque o próprio evento já traz com ele a paz. Estou deslumbrada com o comportamento dos jovens. Você anda pelas ruas aqui e vê jovens cantando e louvando o Senhor. Então, está sendo um evento maravilhoso! Está bem tranquilo, bem organizado.

Você é católica desde pequena?
Vânia:
Eu me aproximei da igreja devido a um momento de dor. Hoje, me entrego de corpo e alma, nada nem ninguém me afasta do amor de Cristo. Minha paróquia é o ar que eu respiro. Inclusive, já fui catequista antes, mas por causa do meu trabalho não pude dar mais aula por falta de tempo.

E o senhor quando soube da JMJ o que lhe passou na cabeça? Como está sendo a experiência de ter vindo, poder participar?
Luiz Roberto:
Como meu filho já tinha programado a vinda da Jornada com a escola, aproveitamos a oportunidade de conhecer e acompanhar também. E é uma oportunidade única porque eu nunca tinha participado de alguma Jornada. Eu não esperava ver essa quantidade de gente no evento, eu imaginava muita gente, mas não tanta. Eu fiquei encantado mesmo com a juventude! Nada tirou o bom humor e propósito deles estarem aqui, mesmo com alguns transtornos como os dos transportes. Nada, em momento algum, tirou a alegria deles, desta oportunidade que estão tendo. Então, é uma experiência excelente.

Em 2017, o Papa Francisco disse que voltará ao Brasil a Aparecida. E vocês estão animados?
Vânia e Luiz Roberto: Com certeza, esperamos novamente pela chance de reencontrá-lo. Esperamos que volte realmente e Deus nos permita ir vê-lo.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página