Vai para os conteúdos

Passos N.151, Agosto 2013

RUBRICAS

A história. Uma novidade educativa

Apreensão, ansiedade. Gabriel, que além de estudante é professor de designer, está pronto para defender sua dissertação de mestrado. O tema escolhido foi a criação de narrativas animadas para educação. Um exemplo de seu trabalho foi a criação de duas histórias em quadrinho para JMJ Rio 2013: a primeira sobre Bento XVI e a segunda sobre o Papa Francisco.
Antes de se encaminhar para sua apresentação, Gabriel passou na capela da faculdade. “Pedi para que os dois anos de pesquisa não tenham servido apenas para eu ganhar um diploma, mas também para que conseguisse mostrar às pessoas da banca a beleza daquilo que aprendi durante esse tempo de estudo”. Ele é apaixonado por seu trabalho, e neste percurso descobriu que Dom Giussani era seu companheiro também ali. Pela semelhança de Giussani com outros autores e por complementar alguns temas de sua pesquisa, decidiu incluir na lista de bibliografias para o referencial teórico os livros Educar é um risco e O senso religioso.

No dia da avaliação, Gabriel se apresenta e fica satisfeito. Ao terminar é surpreendido pelas perguntas. “Os professores da banca queriam saber mais sobre Dom Giussani. Era o autor menos conhecido por eles e achei que não dariam tamanha importância. Tinha me preparado para responder perguntas sobre os outros autores, mas não sobre ele”.
E os questionamentos não foram para lhe derrubar. “Os professores estavam realmente interessados em saber quem era esse homem, visto como um autor novo, que traz uma novidade educativa”. Gabriel fica maravilhado: “Há quantos anos Dom Giussani falou essas coisas e como ele continua sendo uma novidade”.

O imprevisto não deu alternativas a Gabriel. Sem ver outra maneira de responder, relata o que vive. “Falei da experiência que faço quando dou aulas e quando era aluno, dando exemplos do meu dia a dia”. Os professores reagem com abertura. “Isso me fez perceber que sou filho desse carisma. Que esse é o caminho para a minha felicidade. Se eu não tivesse encontrado o padre Paulo nos corredores da faculdade, dez anos atrás, eu não teria essa riqueza para comunicar hoje”.
No fim, além de ser aprovado, Gabriel saiu com um pedido daqueles professores: “Não pare com sua pesquisa. Faça o doutorado e vá em frente. Ela é construtiva, pois não é apenas algo teórico, mas algo prático, vivo”.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página