Vai para os conteúdos

Passos N.155, Fevereiro 2014

VIDA DE CL / URUGUAI

A casa-depósito de Santiago

por Luca Fiore

O que acontece em nós, e ao nosso redor, quando buscamos aquilo que sustenta a vida

Enquanto conversamos por telefone, Dolores descarrega de um caminhão os “fardos” de comida para levá-los ao primeiro andar de um edifício em Montevidéu, no Uruguai. “Ela é uma grande amiga e tem as chaves da minha casa, se não, agora que estou em Buenos Aires, como faríamos com o Banco de Alimentos?”, explica Santiago Abdala, da universidade onde faz MBA. Argentino, nascido em 1982, trabalha num banco, no Uruguai. E entre ele e as prateleiras no seu apartamento, está “a história de alguém que foi tomado pouco a pouco”. De uma data, ele se lembra bem: 3 de julho de 2012. “Foi quando chegou a primeira doação: mais de 9.000 caixas de “sopa liofilizada de galinha com ervas”: 137 quilos. Levadas por um entregador de uma fábrica de alimentos. Não sabíamos onde colocá-las. O quarto de hóspedes estava livre...”.
Começava assim, há pouco mais de um ano, o Banco de Alimentos do Uruguai. Hoje, são 47 as entidades credenciadas e 7.000 as pessoas ajudadas. Uma gota em um mar de necessidades: “Estamos arrecadando dinheiro para nos tornarmos pessoa jurídica, a Global Food Banking Network já nos reconheceu e disponibilizou os recursos”. Não só. “Conhecemos muitas realidades interessantes. E muitas pessoas se envolveram. Também para ajudar trabalhando”, diz Santiago. A própria Dolores, por exemplo. Mãe de família, teve seu primeiro contato quando foi retirar uma doação para um ente carente. “Ela me disse: Se você precisar de ajuda, pode contar comigo”. E, do mesmo modo, o porteiro do prédio, e outras pessoas. Agora, são uma dezena fazendo trabalho voluntário no Banco da “Casa Abdala”. “É uma realidade pequena, desorganizada, podemos dizer. No entanto, cresce, e atrai. Se penso em como nasceu... Foi um caminho em busca de algo que ‘preenchesse’ a minha vida”.
De uma coisa, sempre esteve certo: a fé é algo que torna a vida melhor. Para si e para os outros. Como quando, anos antes, com um grupo missionário, ia às vilas dos Pampas para brincar com as crianças. “Era muito bonito. Aquela plenitude, sempre buscada, agora está aqui, na minha sala. E tem um rosto bem definido, o de Cristo”.
Ninguém imaginaria que, em 2004, recém-formado e já empregado, deixaria tudo em Buenos Aires para desembarcar em Majorca, na Espanha, levando pouco dinheiro no bolso: “Estava insatisfeito com tudo. Queria mais, sem saber o quê”. Passou alguns meses com um amigo trabalhando duro em bares noturnos, normalmente um pouco embriagados, “para sermos mais simpáticos com os clientes”. Depois se muda para Londres para trabalhar e, quem sabe, fazer a universidade. Mas a vida não melhora. Na Páscoa de 2005, chega o convite de Roberto: “Um amigo da família, italiano, membro de CL, que vive perto de Milão. Ele me perguntou: Quer participar de umas férias comigo e alguns amigos?”. Poucos dias depois, Santiago está no santuário de Caravaggio, participando da Via Sacra dos universitários: “Não entendia tudo, mas estava impressionado”. O silêncio, as leituras. “Sobretudo o Requiem de Mozart, na igreja. Achava que as igrejas antigas eram feitas de pedras mortas. Mas ali, aquela música as tornava belas, vivas”. Havia algo “que valia a pena”.

De Zurique a Montevidéu. Roberto lhe consegue uma bolsa de estudos e Santiago se matricula na universidade de Lugano: “Eu me aproximei dos amigos do CLU, mas ainda estava desconfiado”. Depois da formatura, convidam-no para a peregrinação de Czestochowa. “Não tinha dinheiro e não queria fazer coisas do Movimento”. Mas, um amigo, Luca, insiste: ele pagaria. “Foi maravilhoso”. Aquela amizade e aquela vida realmente lhe interessavam. Aceita um trabalho em Genebra ao invés de voltar para a Argentina. “Ali, perdi o Movimento de vista, vivi outra mudança... Então, recebi um telefonema. Minha mãe estava com um tumor. Precisava ser operada e fazer terapia. Pedi para ser transferido para a América do Sul”. Porém, o enviam para Zurique. “Estava sozinho. Desejava uma companhia verdadeira”. Começa a viajar para Lugano, depois do trabalho. “Para jantar com os amigos, Luca, Inês... Voltava pela manhã. Só para estar com eles, mesmo que para trocar apenas algumas palavras”.
A transferência para Montevidéu aconteceu no final de 2010. “Aquela amizade, aquela fraternidade, queria que continuasse”. Ganha o livro de Escola de Comunidade de Luca e participa das reuniões dos universitários uruguaios: “Mas, não era suficiente encontrá-los de vez em quando. Havia, ainda, uma proposta do Movimento, a caritativa, indicada como um ponto fundamental, junto com a Escola de Comunidade”. Santiago propõe a todos fazê-la. “Fomos a uma paróquia. O padre pediu para levarmos alimentos todos os sábados, que ele revenderia aos pobres por um preço baixo”. Começam a fazer o gesto, encontram-se para ler o livreto da caritativa: “Mas, assim não funciona. Tudo bem, a necessidade das pessoas pobres era real, mas fazer daquele modo era uma coisa vazia”. Santiago pensa na experiência do Banco de Alimentos que viu na Itália. “Telefonei para um responsável de lá, Marco Lucchini, e ele me explicou como funcionava. Mas, sobretudo, falou que o coração da caridade é a gratuidade”. Disse que não se tratava só de dar comida de graça. Falou de uma dimensão educativa que há no relacionamento com todas as coisas: “A questão era, mais uma vez, ir a fundo do meu relacionamento com as coisas, da necessidade...”. Começam fazendo alguns contatos e, depois, encontram-se com alguns dirigentes de grandes empresas de alimentos que, tocados, decidem aderir: “Aquela primeira sopa... Mas, o que nós fizemos, no fundo?”.
No entanto, o apartamento continua a se encher de pacote: “Em abril, vou me casar, como faremos?”. Santiago ri, e continua: “Só desejo que Ele não deixe de se fazer presente. Se não, para que serviria tudo isso? Inclusive ficar sem aquecedor, para que a comida não estrague. Mas Jesus foi, e é tão preciso nas ocasiões para me educar que não quero perder nenhuma delas. Estou caminhando com amigos que chegaram como um dom”. Estamos ganhando, diz, em termos de vida. Aquela comida, sua casa-depósito... “É bonito como o Requiem na Igreja de Caravaggio. Aquelas caixas são as pedras. E são belas, porque há Alguém que canta tão bem que as torna vivas. E não sou eu o cantor”.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página