Vai para os conteúdos

Passos N.155, Fevereiro 2014

MAGISTÉRIO

Deus escolhe os pequeninos

por Papa Francisco

Trechos da homilia na Capela Santa Marta, 21 de janeiro de 2014

A relação do Senhor com o seu povo é uma relação pessoal, sempre. O Senhor nunca fala ao povo como se estivesse se dirigindo a uma multidão. Ao contrário, fala sempre pessoalmente, chamando cada pessoa com o próprio nome. O próprio Senhor, que com as suas mãos faz artesanalmente o homem, atribui-lhe um nome: “Tu és Adão”. Começa assim aquela relação entre Deus e a pessoa.
Outro aspecto importante é que Deus, “o grande”, sempre escolhe os pequenos. Há um diálogo entre Deus e a pequenez humana. Emblemática é a primeira leitura de hoje (Sm 16,1-13 ), em que Samuel observa o filho mais velho de Jessé e pensa que é “o seu ungido, porque é um homem alto, grande”, enquanto o Senhor lhe pede, na verdade, para “não olhar para a aparência nem para a altura”, porque Deus vê o coração e não as aparências, como o homem.
Não só isso: Deus escolhe os fracos e os humildes para confundir os poderosos da terra, como acontece com Davi, o menor, aquele que cuidava das ovelhas. Davi se tornou rei e errou duas vezes, mas teve a força de voltar à sua pequenez dizendo “Eu sou um pecador”; ele pediu perdão e fez penitência.
Todos nós, pelo batismo, fomos eleitos no Senhor, que nos escolheu um por um, nos deu um nome e olhou para nós. É um diálogo entre o Senhor e a nossa pequenez, a pequenez de cada um de nós. E onde está a fidelidade cristã? A fidelidade cristã, a nossa fidelidade, é simplesmente conservar a nossa pequenez, para que possa dialogar com o Senhor. Guardar a nossa pequenez, por isso a humildade, a doçura e a mansidão são tão importantes na vida do cristão, porque é a conservação da pequenez, que é do agrado do Senhor. E será sempre um diálogo entre a nossa pequenez e a grandeza do Senhor.
Peçamos a intercessão de Davi, e também pela intercessão de Nossa Senhora – que cantava jubilosa a Deus porque tinha olhado para a sua humildade –, a graça de conservar a nossa pequenez diante d’Ele.

APROFUNDAMENTOS
>
Acompanhe no site de Passos os resumos das homilias de Papa Francisco durante as missas matutinas celebradas na capela Domus Sanctae Marthae

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página