Vai para os conteúdos

Passos N.157, Abril 2014

ACONTECE / CL NO MUNDO

ALEMANHA. “Europa: identidade ou estratégia?” A primeira edição do Meeting do Reno

por Paola Ronconi

“Uma comunidade de quatro gatos pingados” é como foi definido o pequeno grupo de pessoas que participa de CL em Colônia. A afirmação é de padre Gianluca Carlin, sacerdote da Fraternidade São Carlos Borromeo, na Alemanha há quase vinte anos. “Quatro gatos pingados” que realizaram pela primeira vez o Rhein-Meeting, o Meeting do Reno, dois dias de encontros e exposições.

A ideia, na realidade, nasceu alguns anos atrás quando “decidimos organizar uma noite aberta ao público com o físico Lucio Rossi, líder do Grupo de estudo de Ímãs, Criostatos e Supercondutores do CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), de Genebra”. Foi uma surpresa: mais de duzentas pessoas compareceram para escutar uma palestra de física, sobre o bóson, a chamada "partícula de Deus", responsável pela massa das outras partículas. “E o mais surpreendente foram as colocações feitas depois que Rossi apresentou suas pesquisas: todas perguntas sobre a relação entre fé e razão, sobre seu relacionamento com o trabalho e com seus erros. Rossi respondeu muito bem: esperava-se o testemunho de um pesquisador ‘religioso’ e, no entanto, ele deixou as pessoas tão curiosas que muitos queriam saber quem éramos nós, os organizadores”. Foi o pontapé inicial: “A partir disso pensamos que seria bonito propor à cidade outros encontros, convidando amigos como Javier Prades para falar sobre o homem, ou Bernhard Scholz, para falar sobre o trabalho”.

Também falaram sobre isso com o Cardeal Joachim Meisner, Arcebispo de Colônia, amigo de longa data: “Ele nos encorajou muito: ‘Gostaria muito que vocês comunicassem quem são’, nos disse. Pensamos em fazer algo maior do que apenas uma noite. Podemos colocar a Europa em evidência, não tanto como aquela que rouba dinheiro da rica Alemanha, mas a partir do homem, da pessoa e da sua identidade. Aqui, na Alemanha, a crise econômica é diferente em relação ao resto da Europa. Mas as pessoas não sabem por que vivem, não sabem por que se esforçam”.

E então, de que modo podemos propor tudo isso? “Guardadas as devidas proporções, seguimos o modelo do Meeting de Rímini, na Itália. Começar com um evento de dois dias, para nós, já foi um grande desafio”. Realizado nos dias 15 e 16 de março, na Maternus Haus, um centro de convenções da diocese, o Meeting teve como título: “Europa: identidade ou estratégia?”. Participaram muitos convidados: além do Cardeal Meisner que inaugurou a manifestação, foram realizadas palestras com o jornalista irlandês John Waters, o físico Lucio Rossi e o presidente da Companhia das Obras, Bernhard Scholz. As exposições em painéis foram “Com as nossas mãos, mas com a Sua força”, sobre os monges beneditinos, e “Testemunhos de uma Presença”, sobre os patronos da Europa. Na primeira noite foi realizado um concerto de música espanhola com Manoli Ramirez de Arellano. Padre Carlin conclui dizendo que “alguns dias antes do encontro o prefeito de Colônia telefonou para se desculpar porque não poderia estar presente”. Quatro gatos pingados, em uma cidade de um milhão de habitantes...

(Para o evento foi criado o site: www.rhein-meeting.org)

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página