Vai para os conteúdos

Passos N.158, Maio 2014

RUBRICAS

Acontece/ Lima (Peru)

Obras sociais: um caminho para a continuidade

Em 2013, a Companhia das Obras Sociais da Itália propôs para obras da América Latina o chamado Projeto Obras Gêmeas. Consistia na construção de uma rede entre obras italianas e sul-americanas para favorecer o desenvolvimento operativo por meio de uma colaboração mútua. No início parecia algo audacioso e, ao mesmo tempo, estranho: como colocar em diálogo obras com contextos culturais e históricos tão diferentes? Essa foi a grande novidade. Apesar da diversidade de cada lugar e tipos de atividades, nasceram experiências muito ricas entre as pessoas responsáveis pelas obras. Os encontros eram organizados via Skype tendo uma temática específica de acordo com a necessidade de cada realidade. Para acompanhar, monitorar e favorecer a troca de experiência, cada “obra gêmea” contava com a colaboração de um tutor que guiava os diálogos. No Brasil quatro obras participaram do Projeto: Centro de Educação para o Trabalho Virgilio Resi (Belo Horizonte), Associação Nossa Senhora Mãe dos Homens (Brasília), Centro Educativo João Paulo II (Salvador), Associação Espaço Educativo São Charbel (Petrópolis).

Para o encerramento do Projeto foi realizada uma semana de formação em Lima/Peru nos dias 18 a 23 e fevereiro de 2014 com o tema “A existência da obra no tempo: a mudança e a sustentabilidade”. A modalidade desse encontro foram palestras sobre temáticas específicas, como a responsabilização das pessoas e gestão de recursos financeiros, ministradas pela equipe da Companhia das Obras Sociais. Depois havia exemplificações das obras, que identificavam o tema abordado de forma clara e objetiva, tornando assim o encontro dinâmico e com experiências concretas.
Elenice Matos, de Belo Horizonte, participou da formação e conta: “Participar do Projeto Obras Gêmeas abriu minhas perspectivas em relação à condução do CEDUC Virgilio Resi e significou uma abertura para o confronto com outras obras e pessoas. Evidenciou a necessidade de darmos passos em relação a gestão da obra e apontou caminhos a serem percorridos. Não estamos sozinhos nesta aventura de construir; somos de fato uma companhia das obras. Nasceu uma amizade e estamos agradecidos pela possibilidade de ter feito uma experiência tão rica e operativa para as nossas obras”.

De fato, os dias do curso em Lima foram ocasião para uma grande abertura. O Projeto Obras Gêmeas me fez descobrir, como diretora da Associação Nossa Senhora Mãe dos Homens, o que significa aprender com a experiência do outro. Por mais diferente que seja, existe sempre algo que eu posso colher para enriquecer o que estou vivendo agora. Com a apresentação da Monica Poletto, presidente da Companhia das Obras Sociais, sobre o tema governança no Fórum CDO/Brasil do ano passado, eu havia intuído a importância de fazer um caminho, mas não sabia como. O confronto com a realidade da minha obra gêmea me abriu para repensar a nossa prática pedagógica, principalmente para identificar um método para acompanhamento de crianças menores de 2 anos. A continuidade desse diálogo se tornou um ponto de interesse para verificar outras experiências que estão nascendo em nossa instituição.

Neste mês, dias 24 e 25 de maio, teremos a oportunidade de continuar este diálogo participando, no Rio de Janeiro, do 3º Fórum Nacional da Companhia das Obras no Brasil. Teremos a presença de Bernhard Scholz, presidente internacional da CdO, que aprofundará o tema "A Pessoa e a Organização". Esta é mais uma oportunidade de sermos ajudados a percorrer um caminho em colaboração com outros para aprender a olhar todos os fatores da realidade, para conhecer mais a fundo como podemos continuar existindo tendo clareza do nosso papel no mundo.
Patrícia Almeida

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página