Vai para os conteúdos

Passos N.158, Maio 2014

PAPA FRANCISCO

“O Senhor ressuscitou, não temais”

Homilia do Santo Padre na Vigília Pascal.
Basílica Vaticana, Sábado Santo, 19 de abril de 2014


O Evangelho da ressurreição de Jesus Cristo começa referindo o caminho das mulheres para o sepulcro, ao alvorecer do dia depois do sábado. Querem honrar o corpo do Senhor e vão ao túmulo, mas encontram-no aberto e vazio. Um anjo majestoso diz a elas: “Não tenham medo!” (Mt 28,5). E ordena-lhes que levem esta notícia aos discípulos: “Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia” (28,7). As mulheres fogem de lá imediatamente, mas, ao longo da estrada, vem ao encontro delas o próprio Jesus que lhes diz: “Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão” (28,10). “Não tenhais medo”, “Não temais”: essa é uma voz que encoraja a abrir o coração para receber este anúncio.
Depois da morte do Mestre, os discípulos tinham-se dispersado; a sua fé quebrantara-se, tudo parecia ter acabado: desabadas as certezas, apagadas as esperanças. Mas agora, aquele anúncio das mulheres, embora incrível, chegava como um raio de luz na escuridão. A notícia espalha-se: Jesus ressuscitou, como predissera... E de igual modo a ordem de partir para a Galileia; duas vezes a ouviram as mulheres, primeiro do anjo, depois do próprio Jesus: “Partam para a Galileia. Lá me verão”. “Não temais” e “ide para a Galileia”.
A Galileia é o lugar do primeiro chamado, onde tudo começara! Trata-se de voltar lá, voltar ao lugar do primeiro chamado. Jesus passara pela margem do lago, enquanto os pescadores estavam consertando as redes. “Chamou-lhes e, eles, deixando tudo, seguiram-No” (cf. Mt 4,18-22).
Voltar à Galileia significa reler tudo a partir da cruz e da vitória; sem medo, “não temais”. Reler tudo – a pregação, os milagres, a nova comunidade, os entusiasmos e as deserções, até a traição – reler tudo a partir do fim, que é um novo início, a partir deste supremo ato de amor.
Também para cada um de nós há uma “Galileia”, no princípio do caminho com Jesus. “Partir para a Galileia” significa uma coisa estupenda, significa redescobrirmos o nosso Batismo como fonte viva, tirarmos energia nova da raiz da nossa fé e da nossa experiência cristã. Voltar para a Galileia significa, antes de tudo, retornar lá, àquele ponto incandescente onde a Graça de Deus me tocou no início do caminho. É desta fagulha que posso acender o fogo para o dia de hoje, para cada dia, e levar calor e luz aos meus irmãos e às minhas irmãs. A partir daquela fagulha, acende-se uma alegria humilde, uma alegria que não ofende o sofrimento e o desespero, uma alegria mansa e bondosa.
Na vida do cristão, depois do Batismo, há também outra “Galileia”, uma “Galileia” mais existencial: a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo, que me chamou para segui-Lo e participar na sua missão. Neste sentido, voltar à Galileia significa guardar no coração a memória viva deste chamado, quando Jesus passou pela minha estrada, olhou-me com misericórdia, pediu-me para segui-Lo; voltar para Galileia significa recuperar a lembrança daquele momento em que os olhos d’Ele se cruzaram com os meus, quando me fez sentir que me amava.
Hoje, nesta noite, cada um de nós pode interrogar-se: Qual é a minha Galileia? Trata-se de fazer memória, ir de encontro à lembrança. Onde é a minha Galileia? Lembro-me dela? Ou a esqueci? Procura e a encontrarás! Ali o Senhor te espera. Andei por estradas e sendas que fizeram eu me esquecer. Senhor, ajudai-me! Dizei-me qual é a minha Galileia. Como sabeis, eu quero voltar lá para Vos encontrar e deixar-me abraçar pela vossa misericórdia. Não tenhais medo, não temais, voltai para a Galileia!
O Evangelho é claro: é preciso voltar lá, para ver Jesus ressuscitado e tornar-se testemunha da sua ressurreição. Não é voltar atrás, não é nostalgia. É voltar ao primeiro amor, para receber o fogo que Jesus acendeu no mundo, e levá-lo a todos até os confins da terra. Voltai para a Galileia sem medo.
“Galileia dos gentios” (Mt 4,15; Is 8,23): horizonte do Ressuscitado, horizonte da Igreja; desejo intenso de encontro... Coloquemo-nos a caminho!

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página