Vai para os conteúdos

Passos N.160, Julho 2014

DESTAQUE - O Papa na Terra Santa

"Serão necessários anos para entender aquela hora”

por Andrea Avveduto

“Quando o saudei, antes da partida, não lhe pedi nada. Porque tudo o que ele disse em sua viagem, ele disse sobretudo para mim”. Dom William Shomali, vigário patriarcal de Jerusalém e número dois da Igreja latina da Terra Santa, seguiu bem de perto a peregrinação de Francisco. Tocado “mais pelos gestos do que pelas palavras”, sacerdote palestino de Beit Jala, pequena área no norte de Belém, fala de uma visita “extraordinária”, destinada a marcar a história da Igreja Mãe de Jerusalém.

Excelência, quais foram as primeiras reações à viagem?
O Papa fez mais do que era previsto no programa oficial. Com os seus gestos falou mais do que muitos discursos, e sem ser criticado em nenhum momento. É incrível, se pensarmos no contexto em que vivemos. Ele suscitou admiração nos cristãos e nos judeus, nos palestinos e nos israelenses. Agora é muito cedo para fazer um balanço, mas se trata, sem dúvida, de uma visita perfeitamente bem-sucedida.

Entre os gestos “fora do programa”, há um que, mais do que qualquer outro, atraiu a atenção: a oração junto ao muro de separação...
O Papa, ao passar por ali, viu o símbolo do mal, do ódio, da divisão, e quis parar para exorcizar todas as tensões geradas a cada dia. Não se tratou de um gesto polêmico, não era hostil nem aos israelenses ou parcial em relação aos palestinos. Cada um pode interpretá-lo como quiser, mas ele rezou pela paz. Era inatacável. Como se pode atacar ou criticar quem reza pela paz?

No Santo Sepulcro assistimos a um gesto histórico. Católicos e ortodoxos estão cada vez mais próximos na caminhada rumo à unidade?
O muro psicológico destes anos finalmente caiu. Caiu porque os dois irmãos, Pedro e André, estavam de novo juntos, através de seus sucessores. Demonstraram uma amizade e uma estima recíproca extraordinária. Por isso era comovente. Bartolomeu apoiou Francisco enquanto desciam a escada de ingresso. No Sepulcro, entraram juntos e juntos rezaram na tumba vazia de Cristo. Com grande humildade, o Papa deixou que o Patriarca entrasse primeiro. Serão necessários anos para se entender o que aconteceu naquela hora.

O que pediram, na oração dentro da edícula da Ressurreição?
Pediram perdão pelas divisões e rezaram para se obter a graça da unidade. Quando o Papa beijou a mão de Bartolomeu, lá fora, ficamos comovidos. E não quer dizer – como escreveram – colocar em discussão o Primado do ministério petrino. O verdadeiro primado é, antes de tudo, serviço, não só autoridade. Também Jesus lavou os pés dos apóstolos, mas não deixou de ser Jesus. Tudo faz parte de uma linguagem que os políticos não conhecem, é a linguagem
dos gestos, inclusive espontâneos. Francisco “aperfeiçoou” o estilo de João Paulo II. Quando se inclina e beija as mãos das pessoas, nesse momento quer dizer: “Eu me inclino diante de Cristo que vejo em você”.

O Papa continuou a falar de paz. Não é o primeiro, nem será o último. Por que os governos – surdos em todos esses anos – deveriam ouvir o Bispo de Roma?
Há um elemento que não podemos compreender até o fundo. O Papa veio aqui em nome do Senhor, como vigário de Cristo, para rezar pela paz. E por isso “falou com autoridade”, como fazia Cristo, e não entrou nas dinâmicas do conflito, permanecendo acima delas. E num momento histórico em que as negociações de paz estão num ponto morto. Demonstrou uma grandeza incomum. Mas a resposta a essa oração só pode vir do alto. Geralmente, quando ninguém a espera. Como Abraão, que não podia ter filhos. De repente, quando havia perdido qualquer esperança, Deus lhe doou a paternidade de Isaac. Foi o que disse Francisco a todos, ao convidar Abu Mazen e Shimon Peres para irem ao Vaticano: “Agora que perderam toda esperança, rezemos ao Senhor. Só ele pode dar a vocês – e a nós – a paz verdadeira”.

Andrea Avveduto

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página