Vai para os conteúdos

Passos N.166, Janeiro 2015

RUBRICAS

Acontece

Uma vida em movimento

De todos os planos que Deus reservou para minha vida, trabalhar com Cinema de Animação e dar aula disso na universidade foram uns dos mais surpreendentes e fantásticos que tive. Meu primeiro contato com animação aconteceu no final da minha graduação, praticamente meses antes de me formar, numa disciplina eletiva do curso de Design da PUCRio. Virou meu projeto de conclusão de curso e, em seguida, meu caminho para a especialização. E, assim, se passaram pouco mais de 10 anos estudando, produzindo animações para Educação à Distância em um órgão do Estado e ensinando animação numa universidade privada.

Outras atividades que exerço como animador e professor são a de frequentar festivais de animação (o Anima Mundi principalmente) para ver o que está sendo produzindo no mundo e aumentar a rede de contatos com animadores, além de organizar mostras de filmes de animação. Com isso, assisto aproximadamente a 300 curtas animados por ano. Muita coisa boa, muita coisa não tão boa assim.
E, em alguns momentos, nesses festivais e mostras, surge um ou outro filme que trabalha a temática sobre o desejo do homem e até mesmo o despertar do senso religioso, além do cristianismo. E quando identifico um destes temas sempre indico aos amigos para assistirem.
Foi nesse sentido que decidi organizar uma mostra reunindo alguns desses curtas que assisti nesses anos. Surgiu, então, a Mostra “A Busca em Movimento” com 9 curtas, dos quais 7 são brasileiros, um canadense e outro russo.
E, da mesma forma que pude assistir todos esses filmes em festivais de animação afora, não me contive em exibi-los apenas para os amigos mais próximos. Sabia que aquela mostra era para todos. E propus fazê-la num dos locais mais significativos para a animação do Rio de Janeiro. Assim, no dia 29 de novembro, oferecida pelo Centro Cultural Fato & Presença, a Mostra “A Busca em Movimento” foi publicamente exibida na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. O mesmo lugar que, em 1969, abrigou um dos primeiros festivais internacionais de cinema de animação no Brasil.
Com a decisão de procurar um local público para o evento, uma nova história começou para mim. Sempre gostei de divulgar os trabalhos de animação de colegas em sessões na universidade e nas outras mostras que organizo. Mas essa foi diferente por carregar algo que possui um significado de algo muito maior, propõe um caminho para o relacionamento com Cristo. Tinha receio, mas me arrisquei na certeza de que, quando se fala do encontro com Cristo de forma apaixonada, como experiência, como relacionamento com o próprio trabalho, Ele cuida, e trabalha para que tudo aconteça de forma bela. E de fato foi assim! Desde o caminho para selecionar os filmes, pedir autorização de exibição (nunca me imaginei enviando um email em russo e recebendo a resposta: “Nosso escritório em Moscou autorizou a exibição do filme na mostra A Busca em Movimento”), a acolhida do MAM que não só aceitou exibi-la como sugeriu um dos filmes de seu acervo para incluir na exibição, até a reação do público que compareceu ao evento e se deixou surpreender com as diversas temáticas e técnicas trabalhadas pelo cinema de animação. Foi de fato uma mostra que, assim como diz seu título, me colocou em movimento.
O evento contou com a presença de cerca de 50 pessoas, incluindo amigos de Comunhão e Libertação, uma turma grande do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos, cinéfilos que frequentam o MAM e alguns dos realizadores dos filmes selecionados para o evento.
Após a exibição dos filmes, falei um pouco sobre a escolha de cada um deles e do juízo que tirei ao assisti-los. Fiz notar que eles tratavam de temas muito importantes, como a busca pelo nosso desejo de beleza e como, de fato, a resposta estava no relacionamento com o Mistério.

(por Gabriel Cruz)

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página