Vai para os conteúdos

Passos N.167, Março 2015

DESTAQUE - DOM GIUSSANI

Até o destino

Passaram-se dez anos do seu dies natalis. Neste tempo, muitas pessoas o conheceram (também pela primeira vez) através da experiência do Movimento ou lendo as páginas da sua biografia. Propomos alguns exemplos desses encontros. Para descobrir, hoje, a sua contribuição para a Igreja e o mundo

Dez anos atrás, no dia 22 de fevereiro de 2005, morreu Dom Luigi Giussani. Uma data importante. Muitas vezes, em circunstâncias como essa, uma personalidade é lembrada com encontros, congressos e comemorações. E percebe-se, quando os refletores se apagam novamente, que, na verdade, a lembrança já está um pouco desbotada e destinada a enfraquecer-se ainda mais no futuro. Neste caso, não. Está acontecendo algo imprevisível. Mais passa o tempo, mais o rosto e a figura de Dom Giussani, em vez de perderem nitidez, se fazem mais nítidos. Emergem particulares novos, aspectos dos quais se capta melhor o alcance. Encontros e eventos inesperados acontecem.

Três anos atrás, foi pedida a abertura do processo de beatificação, instância aceita pelo Cardeal Angelo Scola. Em 2013, foi lançada Vita di don Giussani, a impressionante e belíssima biografia escrita por Alberto Savorana (Ed. Rizzoli, disponível apenas em italiano). Nos meses seguintes, houve mais de cento e trinta apresentações em toda a Itália, que teve a participação de jornalistas, intelectuais, acadêmicos, prelados, empresários, gestores públicos. A grande maioria deles não pertence a CL. Muitos encontraram Dom Giussani assim. A riqueza desses encontros foi tanta, que está sendo preparado um outro livro, recolhendo algumas daquelas colocações.

Está em circulação uma mostra sobre ele (Da minha vida à vossa, disponível para download no site de CL – www.clonline.org). Dia 21 de fevereiro, o jornal italiano Corriere della Sera distribuiu um DVD que reúne algumas de suas colocações. Em muitos países, está sendo apresentado o vídeo “A bela estrada”, pelos 60 anos do Movimento. Tudo enquanto CL espera para encontrar-se com Papa Francisco, no dia 7 de março. Por graça de Deus, Dom Giussani realmente está vivo. E “mais pai do que nunca”.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página