Vai para os conteúdos

Passos N.99, Novembro 2008

RUBRICAS

Passos em Movimento

MOSCOU - RÚSSIA
Entre santos e presidiários

A “Biblioteca do Espírito”, em Moscou, faz uma retomada intensa após as férias de meio de ano. Foram organizados dois encontros dedicados a grandes figuras como Anna Abrikosova (dominicana morta em um Gulag em 1936) e Friedrich Haass (conhecido com um “santo médico”, porque no século XIX dedicou-se ao apostolado entre os prisioneiros russos). Iniciou-se, também, o ciclo “Viagem ao mundo dos salmos”, comandado por padre Paolo Prosperi. Além disso, está sendo promovido um curso sobre a história da Igreja Ortodoxa, com Aleksej Beglov, da Academia de Ciências. Tema: a pretensão do absolutismo de administrar o relacionamento com o divino segundo a medida humana.


SÃO PAULO – SP
25 anos dos sinais de Cristo entre nós

No dia em que comemoramos Nossa Senhora Aparecida também celebramos o jubileu de prata da ordenação sacerdotal de padre Vando Valentini, responsável da comunidade de CL em São Paulo.
Estavam presentes membros de CL, da Associação dos Trabalhadores Sem Terra (ATST) e paroquianos da capela da PUC, onde ele é pároco.
A Associação, onde ocorreu a festa, estava enfeitada de branco e amarelo, sinais da Igreja, para lembrar que se tratava de celebrar uma vida cheia de bem.
A festa iniciou-se com uma missa onde estavam presentes cerca de mil pessoas, seguida por uma homenagem com fotos e vídeos para contar a sua história e os momentos pitorescos de sua vida de missionário italiano no Brasil. Padre Vando foi um homem desbravador que iniciou junto com Dom João Carlos Petrini (hoje Bispo Auxiliar de Salvador) o Movimento em São Paulo. Tudo em sua vida foi “sim”.
A seqüência de fotos engraçadas foi intermediada por testemunhos de amigos. O primeiro foi do artista plástico Cláudio Pastro (hoje responsável pelo projeto artístico da Basílica de Nossa Senhora Aparecida) que morou com ele muitos anos. Ele, com os seus paroquianos, lembraram sua característica energia para realizar o bem e as obras que o Senhor lhe deu nas mãos.
Dom João Carlos Petrini, com quem compartilhou o início da missão no Brasil, lembrou da grande amizade de ambos que permitiu gerar tantos filhos brasileiros. Ana Lydia, dos Memores Domini, que foi sua madrinha na ordenação, falou da grandeza de sua fidelidade à vocação e à responsabilidade que o Senhor lhe pediu.
Ao término da apresentação ficou evidente quantas vidas, por meio da amizade com padre Vando, tomaram um rumo totalmente diverso e a quantos ele conduziu a Cristo.
Por fim, os amigos mais recentes, Cleuza e o Marcos Zerbini, responsáveis pela ATST, agradeceram ao padre Vando pela sua companhia, afirmando que ele foi a ponte para eles aprofundarem o encontro feito com Comunhão e Libertação.
Uma festa marcada pelo bem e por ótimos sanduíches de carne desfiada feitos pelo pessoal da Associação e por salgadinhos oferecidos pelos paroquianos!


ALMATY – CAZAQUISTÃO
Batizados nas estepes

No dia 6 de setembro em Almaty, no Cazaquistão, alguns rapazes receberam o sacramento do Batismo e da Crisma. São quatro amigos com diferentes histórias. Vjac?eslav, apelidado de Slava, ex-menino de rua e hoje especialista em “cortar mussarela” em uma pequena empresa de Almaty, criada por dois amigos italianos; Julja, uma recém-formada em Letras que pediu o Batismo com o nome de Žanna (em homenagem a Santa Joana D’Arc e também para se diferenciar da enorme quantidade de moças que têm o seu mesmo nome); Ženja, que carrega uma história dramática feita de abandono, e hoje é uma estimada educadora em uma creche da cidade; e Bajan, a única dos quatro de etnia cazaka, que freqüenta o segundo ano da faculdade de Tecnologia informática. Quatro jovens cuja vida mudou após o encontro com o Movimento e com os amigos daqueles estranhos padres italianos que chegaram nos anos 90 a Karaganda, em um país totalmente desconhecido. Assim aconteceu para Slava e para Ženja, que em certo momento decidiu confiar no amigo Dima, proveniente do mesmo orfanato que ela; assim aconteceu para Bajan, que viu a vida da irmã Bota mudar lentamente e quis entender o motivo da sua conversão; e assim foi para Julia (Žanna), encontrada no curso de italiano organizado no Centro Juvenil de Almaty.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página