Vai para os conteúdos

Passos N.178, Março 2016

ACONTECE

“Eu seguiria aquele brilho nos olhos até o fim do mundo”

por Ângela Lopes

A experiência do Acampamento de Carnaval promovido pela comunidade de CL de Belo Horizonte na Fazenda Cubas em Três Barras Conceição do Mato Dentro/MG

O acampamento de carnaval 2016 — realizado na Fazenda Cubas em Três Barras Conceição do Mato Dentro/MG —, foi seguido por dias ensolarados junto a 150 amigos de São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e, claro, pelos mineiros, a maioria da capital, que propõem o gesto há 30 anos.
Foi acompanhado por propostas como: as caminhadas — dos adultos (com suas 3 horas de ida ...) e das crianças (com seus 15 minutos, multiplicados por 3 de ... Volta); os jogos e brincadeiras das equipes Vermelha, dos auto denominados "Nego" e Azul, os "Cubas Livre", que garantiram a diversão também com o baile de fantasia carnavalesco na última noite. Continuado, por uma bela fogueira onde os amigos se sentaram em um grande círculo de cantorias. Sem contar, os banhos no rio ou nas duas super duchas montadas...

Uma novidade deste ano foi a visita de um Grupo de Marujada da comunidade quilombola da região que nos visitou e acompanhou em "procissão" de cantos até a igrejinha próxima à área do camping, para uma de nossas missas diárias — celebradas, nestes dias, por nosso amigo padre Luciano de Brasília. Numa tenda central bem estruturada, com cadeiras e mesas, aconteceram as nossas refeições e a Assembleia Final na manhã de terça-feira, antes da desmontagem do acampamento e retorno para casa.
A frase-tema destes dias — “Eu seguiria aquele brilho nos olhos até o fim do mundo” — me provocou profundamente, desde o momento em que a li e comecei uma retrospectiva mental da minha história... Sobretudo, por dois detalhes: 1) os olhos de uma pessoa são a parte que sempre me atraem; 2) justamente o brilho dos olhos de dois sacerdotes que visitaram minha escola (quando eu estava no último ano do ensino médio) Pedro Álvares Cabral em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 1984 — padre Giuliano Renzi e padre Filippo Santoro, atual Bispo de Taranto (na Itália) —, me fizeram querer descobrir, desde então, o porquê eram assim, tão intensamente brilhantes. Por isso passei a segui-los, para compreender o que havia por trás, qual era a razão para terem olhos que brilhavam assim! Invariavelmente, quando faço este percurso, sou inundada por uma enorme gratidão. Pois toda a minha vida mudou a partir daquele momento. Esse brilho me levou até Dom Giussani e consequentemente me familiarizou, de modo marcante, com Cristo — fonte viva!

Faço um paralelo entre este encontro do passado, com esta singela proposta de acampar juntos no carnaval, no presente. Num conto, de autoria desconhecida, uma criança pergunta: “Pai, qual é o tamanho de Deus?”. Então, ao olhar para o céu o pai avistou um avião e perguntou ao filho: “Que tamanho tem aquele avião?”. O menino disse: “Pequeno, quase não dá para ver”. Então o pai o levou a um aeroporto e ao chegar próximo de um avião perguntou: “E agora, qual o tamanho desse?”. O menino respondeu: “Nossa pai, esse é enorme!”. O pai então disse: “Assim é Deus, o tamanho vai depender da distância que você estiver dele. Quanto mais perto você estiver, maior Ele será na sua vida!”.
Para mim o gesto de acampar no carnaval é como ir a este "aeroporto especial", junto com nossos amigos de CL. E poder renovar o desejo de continuar a seguir, até o fim do mundo, o brilho daqueles olhos! E não me cansar de reconhecer minha gratidão ao Senhor, autor de toda esta beleza, de todo este brilho, por causa da Sua Grande Presença entre e através de nós. E por isto, o meu desejo só aumenta, de ir até o Fim do Mundo atrás... agora, sei... d’Ele!

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página