Vai para os conteúdos

Passos N.182, Julho 2016

DIA DA REVISTA

Diálogos e encontros

por Isabella S. Alberto

Pelo terceiro ano, centenas de pessoas participaram do Dia Nacional da Revista Passos. Uma oportunidade de se abrir para a misericórdia de Deus que vem ao nosso encontro

Quem via aquele grupo de amigos caminhando pela Avenida Paulista, numa chuvosa e fria tarde de outono, devia ficar curioso. Sorridentes, simpaticamente abordavam os passantes com uma Revista desconhecida nas mãos e falavam de Passos. Na verdade, a Revista era uma “desculpa” para falar de si. Naquelas duas horas foram dezenas de encontros interessantes. Inclusive com um morador de rua que se tornou amigo deles e quis pousar junto para uma foto! “O que me impactou mais foi o interesse das pessoas para conversar, sem problemas de religião. Isso me faz pensar que a pergunta que foi proposta foi realmente uma grande ajuda para abrir um diálogo”, afirma Silvia, uma das protagonistas daquele gesto. Assim como ela, centenas de pessoas saíram às ruas no domingo, 5 de junho, para participar da terceira edição do “Dia Nacional da Revista Passos”.
Durante a preparação deste momento, Marco Montrasi, responsável nacional de CL enviou esta mensagem esclarecendo os motivos desta iniciativa: “E você, de onde partiria para renovar o mundo? Que esse Dia da Revista seja uma ocasião para nos colocarmos essa pergunta e, procurando responder a ela, que possamos encontrar tantas pessoas que, como nós, buscam um sentido e um olhar que ajude a responder. Essa é a razão da proposta desse Dia, não há outra!”. Foi com este desejo que desde cedo até bem tarde, em 25 cidades do país, em grupos pequenos ou grandes, em alguns casos até sozinhos, as pessoas se envolveram para falar da Revista e comunicar o próprio interesse pela realidade atual do Brasil e a vontade de ser agentes de uma construção a partir da mudança do próprio “eu”. Enfrentando a chuva em Manaus ou o frio de Curitiba, jovens e adultos, quiseram colocar para si e para os outros a provocação desta renovação do mundo. E até as crianças, numerosas em várias cidades, acabaram se envolvendo por ver a mobilização dos pais, se lançando na oferta da Revista com muita disposição.
Foi isso que nos testemunharam tantas pessoas: “Novamente meu coração ficou correspondido em propor para outros o que encontrei”, Rose (São Paulo/SP); “Ao levantar a Revista para anunciá-la eu me arrepiei, pois percebi que falar dela era falar de mim, de que ela (Revista) é para mim”, Núbia (Salvador/BA); “Vender a Revista é um gesto de gratidão à experiência que me constrói e me acompanha a cada dia”, Tadeu (Petrópolis/RJ); “A experiência da venda das Revistas foi o exercitar da simplicidade do coração, a prática da liberdade, a oferta de um simples sim e, principalmente o deixar de lado qualquer pretensão de resultados, ou seja, de quantas Revistas venderíamos ou não. No final o que importou foi aderir ao pedido que Ele nos faz, através dessa companhia que me chama a viver seriamente a minha vida”, Aline (Salvador/BA).
E isso aconteceu de Norte a Sul, cada um usando a própria criatividade: “Ontem eu e Celeste fomos para Igreja Nossa Senhora da Consolata, às 19h30 pedindo que vivêssemos o gesto com simplicidade e gratidão do que nos foi dado nesse dia da Campanha da Revista Passos. Fomos recebidas com alegria pelos ministros e membros da igreja que nos ofereceu o local para expormos as Revistas. A maioria das pessoas paravam curiosos para ler a capa ou perguntar do que se tratava. Foi linda nossa primeira experiência da venda e ficamos gratas por tamanha beleza desarmada que nos aconteceu nos pequenos gestos e nos encontros com aquelas pessoas. Ficamos surpresas com a gratuidade de padre Revislande, que incluiu na homilia o carisma de Dom Giussani e ainda fez a provocação: ‘E você, de onde partiria para renovar o mundo?’. Vimos que nos gestos recebemos com gratuidade os sinais de Cristo para conosco”, conta Joelma, da novata Boa Vista, em Roraima. Do Rio de Janeiro, Victor escreve: “Amigos, o final de semana foi surpreendente. O testemunho de gratidão e amor por termos sido alcançados pelo Senhor através do carisma, extrapolou as vendas da Revista e a própria comunidade pediu uma reunião de apresentação do Movimento, que foi prometida pelo padre Miguelito, que de forma emocionante testemunhou o que é o Movimento para a vida dele”. E de Ribeirão Preto/SP, Cristina vibra com uma descoberta: “O que me importam são os relacionamentos. Por isso ofereço aos amigos a Revista. No Dia Nacional a experiência mais tocante foi que, após o aviso que dei lá na frente, o pároco completou dizendo que é uma Revista ‘muito rica de conteúdo’. E ainda: ‘muitas coisas que eu falo eu leio na Revista’. Fantástico!”.

Estremecer com a misericórdia. O Papa Francisco, neste Ano Santo da Misericórdia, não se cansa de nos chamar a atenção para os gestos de ternura de Deus para conosco, que nos espera sempre. O simples gesto de oferecer a Revista foi uma oportunidade para fazer um pouco desta experiência, como contam aqui outros amigos: “Ontem começarmos o dia pedindo ao Espírito Santo que nos guiasse no encontro com as pessoas, e foram muitas. No final do dia o sinal mais evidente de que aquilo que comunicamos é uma vida, foi a alegria no rosto dos que se jogaram neste gesto. A última pessoa que comprou a Revista foi o padre Edvaldo, que presidiu a missa na Catedral. Ele é recém ordenado sacerdote e nos disse que já conhecia Dom Giussani através da Revista e que gostava muito dos textos. Somos gratos por este gesto porque nos permite sair e ir ao encontro do outro e comunicar a beleza da amizade com Cristo”, Claudia (Macapá/AP); . “Hoje foi um momento especial de graça e liberdade! Um padre deu o recado no final da missa dizendo que as revistas Veja, Época e Isto é só apontam os problemas e a Revista Passos mostra a solução. Após ouvir isso uma amiga procurou uma banca de jornal para pedir que distribuísse também nossa publicação. O dono pediu um dia para pensar e então aceitou. Ficamos muito felizes pois desejamos que todos possam ter acesso a este olhar construtivo que aprendemos aqui”, Patrícia (Brasília/DF).
Em Belém também aconteceu um fato interessante, que demonstra que o Senhor sempre nos surpreende, como relata Márcio: “Quando chegamos na igreja de São Geraldo Magela, havia um grupo de jovens vendendo rifa de um bolo para custear um retiro. Depois que Nélio e Lidiane entraram para participar da missa, fiquei lá fora e decidi me aproximar dos jovens dizendo que queria comprar. Após conversar um pouco para saber quem eram e porque estavam ali, expliquei sobre o Dia da Passos e até contei sobre o episódio acontecido de manhã com um homem que não tinha gostado da Revista porque seguimos o Papa Francisco. Ao final, perguntei se eles poderiam nos ajudar na venda porque éramos poucos. Dei uma edição para eles e disse que viessem ajudar somente se, após folhear e ler alguma coisa da Revista, eles percebessem que realmente valeria a pena fazer a Revista chegar a mais pessoas. Eles fizeram o que eu pedi e, ao final da missa, apresentaram-se e venderam quase tudo. O interessante é que ofereciam a Revista dizendo: Comprem a Passos, Revista de Deus”.
Em Petrópolis, os colegiais e universitários foram para a praça D. Pedro, centro histórico da cidade, e para a frente da Catedral metropolitana, por onde passavam muitos turistas, que também foram convidados a refletir sobre a pergunta proposta.
Enfim, por tudo aquilo que vimos e ouvimos das experiências deste Dia, somos gratos por ter tido essa ocasião para sair do estado de anestesia que tantas vezes nos domina, mergulhados nas crises, feridos por aquilo que acontece. E ter podido perceber mais uma vez a misericórdia de Cristo que nos alcança através da necessidade que vimos, primeiro em nós, e depois em cada pessoa que encontramos.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página