Vai para os conteúdos

Passos N.98, Outubro 2008

DESTAQUE - Meeting Rimini 2008

O Papa: “Protagonista é quem doa a vida a Deus”

por Bento XVI

O Meeting foi aberto com um presente precioso: a mensagem de Bento XVI, enviada pelo Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, ao Bispo de Rímini, Dom Francesco Lambiasi. Abaixo, reproduzimos um trecho

O que significa ser protagonista da própria existência e daquela do mundo? Hoje, esta pergunta torna-se urgente, porque a alternativa ao protagonismo parece ser, frequentemente, uma vida sem sentido, o cinzento anonimato dos tantos "ninguém" que se confundem entre as pregas de uma massa informe, infelizmente incapaz de emergir com um rosto próprio digno de nota. Então a questão deve ser mais focalizada e poderia ser reformulada deste modo: O que dá um rosto ao homem, o que o torna inconfundível, assegurando dignidade à sua existência?
A sociedade e a cultura, nas quais estamos imersos e das quais os meios de comunicação constituem uma poderosa caixa de ressonância, são amplamente dominadas pela convicção de que a notoriedade constitua um componente essencial da própria realização pessoal. Emergir do anonimato, conseguir impor-se à atenção pública com todos os meios e pretextos, este é o objetivo perseguido por muitos. (...)
O homem de hoje, como aquele de todos os tempos, tende para a própria felicidade e persegue-a por toda a parte onde crê que a pode encontrar. Eis então a verdadeira interrogação que se esconde debaixo da palavra "protagonismo", que o Meeting propõe este ano para a nossa reflexão: no que consiste a felicidade? O que pode verdadeiramente conduzir o homem a obtê-la? (...)
O homem é feito para a realização eterna da sua existência. Isto vai além do simples êxito mundano e não está em contradição com a humildade das condições nas quais se desenvolve a sua peregrinação na terra. A realização do humano é o conhecimento de Deus, do qual cada pessoa foi criada e ao qual tende com cada fibra do próprio ser. Para conseguir isto, não serve fama nem sucesso junto das multidões. Eis então o protagonismo que o título da presente edição do Meeting de Rímini tenta repropor. Protagonista da sua existência é quem doa a sua vida a Deus, que o chama a cooperar para o projeto universal da salvação.
O Meeting quer confirmar que só Cristo pode revelar ao homem a sua verdadeira dignidade e comunicar-lhe o autêntico sentido da própria existência. Quando o crente O segue docilmente consegue deixar um rastro duradouro na história. É o rastro do amor de que ele se torna testemunha exatamente porque conquistado pelo Amor. E então o que foi possível para São Paulo torna-se possível também para cada um de nós. Não importa se o desígnio de Deus prevê para nós um raio de ação reduzido; não importa se vivemos entre as paredes de um mosteiro de clausura ou se estamos imersos em múltiplas e diversas atividades do mundo; não importa se somos pais e mães de família ou consagrados ou sacerdotes. Deus serve-se de nós segundo o seu plano de amor, segundo a modalidade que Ele estabelece e pede-nos para favorecer a ação do Espírito; são precisos seus colaboradores para a realização do seu Reino. A cada um diz: "Vem e segue-Me" (Lc 18, 22), e apenas seguindo-O o homem conhece a verdadeira exaltação do seu eu.
(O texto integral encontra-se no site www.meetingrimini.org)

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página