Vai para os conteúdos

Passos N.98, Outubro 2008

DESTAQUE - Meeting Rimini 2008

É possível viver assim como protagonistas?

Dezenas de jovens se reuniram no Gs Point (local de encontro dos colegiais no Meeting; nde) para compreender a beleza daquele evento e se ajudarem a colher o que estava acontecendo. O ponto de partida eram os fatos, os encontros, as mostras visitadas, e chegava-se, assim, a falar da vida, das perguntas que tinham, de algo que lhes interessava mais. O título imponente, “Protagonistas ou ninguém”, os obrigava a fazer uma escolha: viver o Meeting a todo vapor, ou perder uma ocasião de crescimento. Escolheram ser protagonistas e colocaram livremente suas perguntas.
A resposta a essas perguntas chegava diretamente dos personagens que eram convidados para os encontrar no Gs Point: desde Rose e Vicky, de Uganda, padre Aldo Trento, do Paraguai, Dom Paolo Pezzi da Rússia e o jornalista Magdi Cristiano Allam, ex-muçulmano, até Joseph Weiler, o professor norte-americano, e Etsuro Sotoo, o arquiteto da Sagrada Família em Barcelona. Eles simplesmente lhes contavam suas histórias e como se converteram. Pessoas simples que levaram a sério a própria humanidade e por isso são protagonistas e testemunhas. Era comovente ver como cada um foi chamado pelo Senhor para O servir, mesmo com todos os limites que possuem, como a depressão de padre Aldo ou a doença de Vicky.
Graças a todos estes encontros, a amizade que se via entre os jovens reunidos no Gs Point se tornou algo extraordinário. Não se explica a unidade que foi gerada entre pessoas tão diferentes e vindas de cidades muito diversas. Esta unidade só foi possível pelo reconhecimento de Cristo presente entre eles, e pela ajuda que um oferecia ao outro, neste reconhecimento do Mistério dentro da realidade.
Sábado à tarde, com o término do Meeting, os corações cheios de gratidão e as agendas estavam repletas de novos números de telefone. E não se podia fazer outra coisa a não ser afirmar que é realmente possível viver assim, como protagonistas!

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página