Vai para os conteúdos

Passos N.188, Fevereiro 2017

RUBRICAS

Em Foco - O Ano Mariano

No contexto das Comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o Ano Nacional Mariano. Tendo seu início no último dia 12 de outubro de 2016 e sua conclusão em 11 de outubro de 2017, a Conferência dos Bispos destaca que a celebração dos 300 anos é uma “grande ação de graças” e tem o intuito de fazer memória de um fato: a intercessão de Nossa Senhora em nossa vida.

Desde 2014, as Arquidioceses e Dioceses do Brasil se preparam para esta comemoração, recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Este gesto de percorrer cidades e periferias lembra a todos nós, sobretudo os pobres e abandonados, que somos os prediletos do coração misericordioso de Deus.

Fazer memória e agradecer são os dois pontos chaves deste ano mariano. Recebemos de Deus um dom muito maior do que poderíamos esperar: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”. Há 300 anos, tendo acolhido o sinal que Deus lhes tinha dado, aqueles pescadores tornam-se missionários, partilhando com os vizinhos a graça recebida. Como nos disse o Papa Francisco, este fato da pesca trata-se de uma lição sobre a missão da Igreja no mundo: “O resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor”.

Recorda-nos aqui o Servo Deus Luigi Giussani nas notas de um diálogo de 1995: “A eleição de Nossa Senhora, a escolha desta jovem mulher de 15-17 anos, para que fosse e criasse a primeira morada de Deus no mundo, o primeiro templo de Deus no mundo, do Deus verdadeiro e vivo; para que fosse a primeira casa de Deus no mundo. (...) O primeiro contexto, o primeiro âmbito, o primeiro lugar em que tudo o que havia era de Deus, de Deus que vinha para viver entre nós. Tudo o que tu és – tudo! – é para Deus, morada Sua. Não há nenhuma falsidade em ti: “Gratia plena”. O dom de Deus, a escolha de Deus tornou-te toda pura; aliás, mais que tornar-te, fez-te toda pura: Gratia plena. Por isso és a belíssima, porque a beleza é o esplendor da verdade: belíssima!”.

Todas as famílias e comunidades são convidadas a participar intensamente desse Ano Mariano, e diariamente, ao nos colocarmos diante do Mistério feito carne, digamos: Veni Sancte Spiritus, veni per Mariam (Vem Espírito Santo, vem por meio de Maria). Certamente isso fará crescer ainda mais o fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o que Ele disser (cf. Jo 2,5).

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página