Vai para os conteúdos

Passos N.195, Setembro 2017

DESTAQUE | FÉRIAS

“A minha cruz é a minha fortaleza”

por Francisco Cantero

As férias dos colegiais do Brasil teve a participação de Francisco, de Campana na Argentina. Jovem colegial, anda de cadeira de rodas, e veio ao encontro para testemunhar sua alegria de viver

O que eu queria contar são vários fatos da minha vida que me ajudaram a crescer realmente. Eu preciso de muita ajuda na minha vida cotidiana, e isso virou um comodismo. É um hábito que às vezes não me deixa ser eu mesmo. Então eu me perguntava se realmente estou sendo eu mesmo. Aí eu percebi que precisava mudar. Eu percebi que a presença que eu estava procurando não vinha de mim, mas sim de uma coisa maior. Eu percebi isso num dia de manhã, quando falei com meu irmão, que estava lendo um livro de Nietsche. Neste livro tinha uma frase que dizia: “o homem se faz a si mesmo” e eu falei que “não”, porque eu não podia ser a medida da minha realidade. Neste momento eu entendi que eu precisava reafirmar uma amizade com Cristo. E por isso eu fui às férias dos colegiais na Argentina, no verão. Depois das férias eu estava muito feliz, poderia dizer “ressuscitado”.

A gente fez um encontro com o padre Giorgio Assenza, que é um padre de Buenos Aires, e ele me propôs começar uma Escola de Comunidade no meu colégio. E ele também respondeu aquela pergunta que eu tinha sobre o incômodo que eu vivia com relação àquele comodismo. Este padre contou para mim uma metáfora que te seguia: um homem vive no castelo cheio de riquezas mas está preso e não pode sair. Eu estava procurando forças para poder começar aquela Escola de Comunidade no colégio e por isso participei do retiro de três dias do Tríduo dos colegiais. Fiquei surpreso com o testemunho de uma senhora, que tinha perdido um filho e através da amizade com algumas pessoas tinha encontrado Cristo. Fiquei surpreso pelo testemunho desta mulher e cheguei a duas conclusões. A minha cruz é a minha fortaleza e a minha dependência de Cristo é a minha liberdade. Quem acredita em Cristo é recriado.

E eu também queria responder a pergunta da assembleia sobre a fé. Para mim a fé é uma amizade que é constantemente renovada pelos acontecimentos da vida; que responde ao desejo humano até que a gente reconheça esta presença. Quero agradecer a todos vocês por estas férias no Brasil, porque foram muito boas, e também me ajudaram a crescer. Tudo isso que eu contei para vocês eu revivo a cada vez que eu conto, por isso eu também me sinto renovado. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página