Vai para os conteúdos

Passos N.97, Setembro 2008

DESTAQUE - A CARIDADE EM AÇÃO

Em primeiro lugar, a valorização da pessoa

por Thais Cavalcanti

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, mais de 35% da população brasileira apresenta algum grau de insegurança alimentar. Em Estados do nordeste este percentual sobe para 50,2%, sendo 12,3% considerado em situação grave. Este é mais um problema a ser enfrentado pelo Estado brasileiro. Mas não só! Este problema, como diversos outros, também deve ser enfrentado por cada brasileiro, pelas famílias, pelas associações e pelas empresas, enfim, por aqueles que estão verdadeiramente empenhados pelo bem comum e pela criação de condições mais dignas em seu país. Esta é também a definição trazida pelo Papa João Paulo II na Encíclica Solicitudo Rei Socialis, que trata da solidariedade como virtude moral, como escolha. Segundo ele, solidariedade é “a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum; ou seja, pelo bem de todos e de cada um, porque todos nós somos verdadeiramente responsáveis por todos.” (SRS n. 38)
Existem soluções assistenciais, necessárias em alguns casos, porém é importante que a sociedade civil seja estimulada a ser protagonista e a criar soluções para a solução de muitos problemas pessoais e sociais. Não significa falar em Estado mínimo ou Estado omisso, mas sim em Estado necessário, que promove a atuação conjunta das pessoas, entendendo que assim as políticas públicas se tornam mais eficazes, além de valorizar a capacidade de cada um. De forma positiva, significa afirmar que o princípio da subsidiariedade implica que o Estado diante da sociedade (pessoa, famílias, grupos intermediários, associações) não deve fazer mais, como também não deve fazer menos, do que oferecer uma ajuda a autonomia.
O dia nacional da Coleta de Alimentos, como gesto educativo, estimula a solidariedade entre as pessoas e coloca em movimento o sentido mais profundo do “agir social”, que é olhar para o próximo e reconhecê-lo como pessoa. A Coleta de Alimentos conta ainda com a parceria de entidades que já trabalham em âmbito solidário (os Bancos de Alimentos) e busca desta forma criar uma rede de solidariedade. Este método da Coleta, de atuar com entidades já existentes e estimular a ação voluntária das pessoas, é a base da subsidiariedade, como princípio norteador das relações entre Estado e sociedade.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página