Vai para os conteúdos

Passos N.200, Março 2018

EMPREENDEDORES

Gerando processos nas periferias de São Paulo

por Yara Nicolini

Há pouco mais de cinco anos a Aventura de Construir ajuda micro-empreendores de São Paulo a conquistar seu lugar no mercado. Treinamento e acompanhamento para que cada um descubra e doe o melhor de si

O ponto de partida para realizar qualquer trabalho social é, antes de tudo, fazer-se perguntas. Entre elas, uma das primeiras a ser respondida é “Por que e para quem estou realizando este projeto?”. A partir desse momento, surge o bívio crucial e ontológico para a Instituição: ocupar espaços replicando experiências já existentes, ou gerar processos dando vida a algo original e que responde às necessidades do território.
Na Aventura de Construir, OSC operante desde 2012 com microempreendedorismo na baixa renda, escolhemos trabalhar para e com os nossos beneficiários. Partimos da observação da realidade do nosso público, sempre colocando a pessoa no centro, para responder adequadamente às necessidades dela. Entendemos o envolvimento dos beneficiários como um fator fundamental para a tomada de consciência sobre as próprias necessidades e como uma mudança de paradigma, passando da cultura do assistencialismo àquela do protagonismo.
A partir desta forma de olhar a realidade, nasce uma metodologia específica para a realização dos nossos projetos. Buscamos usar a criatividade para identificar e propor sempre um conteúdo formativo alinhado às exigências do mercado e uma flexibilidade para adequar-nos às novas circunstâncias. Apesar de ser uma entidade sem fins lucrativos, trabalhamos em uma ótica corporativa para sempre alcançar os mais altos padrões de excelência, qualidade e profissionalismo. Acreditamos na perseverança como fator fundamental para sermos seres humanos consistentes e para atingirmos metas de longo prazo, e transmitimos isso para os nossos beneficiários. Entendemos a disciplina como elemento de fortalecimento e crescimento institucional. Assumimos uma atitude corajosa para desbravar territórios desconhecidos e para oferecer propostas e soluções inovadoras, passando esta mensagem ao nosso público-alvo.
Ao longo destes anos, nos demos conta que esta é uma metodologia que gera frutos e impacta a vida das pessoas, das famílias, das comunidades como um todo.
Um exemplo de superação, coragem e determinação é Cristina, microempreendedora da Brasiliândia, mãe solteira com dois filhos, um dos quais portador de necessidades especiais. Em 2015 abriu uma bomboniere dentro do mercado do bairro, onde já fazia bicos em uma pastelaria, para complementar a renda. Na mesma época conheceu a Aventura de Construir e começou a participar dos cursos e receber as assessorias sobre assuntos técnicos e financeiros, com resultados inesperados: aumento de R$ 2.000 em seu faturamento e um lucro 60% maior. As dificuldades devidas ao aumento da concorrência no bairro e a piora da saúde do filho, fizeram com que ela fechasse a loja. Não desanimou e achou uma saída tornando-se vendedora ambulante: desta forma ela podia cumprir os horários e cuidar da saúde do filho. Graças ao dinheiro da venda da pastelaria, conseguiu abrir um ponto de venda de açaí dentro um shopping center, colocando o filho maior como gerente, enquanto ela continuava vendendo a própria mercadoria. A maior participação financeira do filho permitiu que Cristina ganhasse folego e fizesse uma poupança. Hoje continua sustentando a família, mas com objetivos de longo prazo.

Novos caminhos. Com um público-alvo constituído por 60% por mulheres moradoras das periferias e muitas vezes com situações familiares desestruturadas, a Aventura de Construir realiza um trabalho relevante na medida em que diminui o risco de vulnerabilidade social ao qual elas estão normalmente sujeitas. Fomentando o protagonismo feminino e a independência financeira, trabalhamos diretamente para implementar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.5 (Igualdade de gênero) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Nilo e Lia são um casal morador do bairro da Turística, têm dois filhos, e trabalham com ensaios fotográficos e filmagens. Desde quando começaram a ser atendidos pela Aventura de Construir, foram incentivados a trabalhar mais na parte financeira, para quitar as dívidas, e na divulgação, para ampliar o portfólio de clientes. Eles fecharam parcerias com alguns buffets da região, melhoraram o visual do estúdio para trazer a clientela dos eventos e desenvolveram um produto específico para os ensaios de recém nascidos, além de investir na divulgação nas redes sociais. As medidas tomadas permitiram um maior engajamento dos clientes, que continuam contratando os serviços deles e um equilíbrio da gestão financeira (quitação de dívidas, investimento em equipamentos e também construçao de uma poupança).
A presença de um serviço especializado como o da Lia e do Nilo agrega valor ao bairro periférico, enquanto o trabalho realizado pela Aventura de Construir fomenta o aquecimento economico e o desenvolvimento das nossas periferias, com impacto no Objetivo de Desenvolvimento Sustentavel n.11 (Cidades Sustentáveis).
Nestes anos conhecemos inumeráveis histórias como as de Cristina, Lia e Nilo, acompanhamos milhares de microempreendedores ao quais “vimos brilhar os olhos”, como disse um voluntario que colabora conosco, mas sobre tudo aprendemos que cada situação sempre tem escondido um recurso positivo, um pequeno tesouro, que precisa ser enxergado, valorizado e abraçado para poder propor um caminho de construção comum.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página