Vai para os conteúdos

Passos N.96, Agosto 2008

DESTAQUE - Meeting Rimini 2008

A Minha Obra? É do Senhor

por Roberto Fontolan

Pároco no Paraguai, missionário há mais de 20 anos, padre Aldo Trento mostra, com sua história, o protagonismo que nasce da entrega da vida a um Outro.

Poucos meses atrás, fui visitar padre Aldo Trento na paróquia de São Rafael, em Assunção. Conversamos em seu pequeno escritório, sendo continuamente interrompidos por uma procissão de pessoas que com gestos um pouco desajeitados e muito afetuosos entregam-lhe o primeiro salário que haviam recebido (um jovem), a pequena economia guardada debaixo do colchão (uma idosa), as moedinhas poupadas durante dias (crianças).
Fiquei impressionado com a vida da paróquia, com o povo, com os voluntários, com a quantidade e variedade das obras de caridade, da cultura e da missão: a escola, o café literário, a pizzaria, o Centro de Apoio à vida, o ambulatório, o sistema de assistência médica, a distribuição de comida e de roupa e, depois, a jóia rara da clínica para doentes terminais... Pergunto-lhe como faz para arrumar o dinheiro. Responde: é a Providência! Ao ouvir esse tipo de resposta, a gente costuma levantar metaforicamente os olhos para o céu e pensar: tá bom, a Providência, mas e depois, como fazer com as dívidas, com os programas, o fund raising, os bancos? Procurei apertá-lo a respeito desse tema. “Olha – me responde, um pouco impaciente – se à noite vou para a cama com o pensamento de que amanhã preciso pagar uma dívida e esse pensamento me afasta de Cristo, essa é uma verdadeira tentação, é o demônio tentando fazer acontecer a separação. Se a obra é minha, então é justo que fracasse, que termine; mas se a obra é do Senhor, continuará, irá para frente, pode ter certeza. Não é a Providência que sustenta a obra que eu faço, mas se serve de mim para agir no mundo”.
Assim, naquela salinha em Assunção concluí claramente que, enquanto muitos se agitam para realizar aquilo que desejam e, quando não o conseguem, revoltam-se contra Deus, outros estão certos de que não há nada de nosso na vida, pois tudo é d’Ele e não precisamos de nada mais.
Ele me conta que certo dia trouxeram à paróquia uma criança moribunda. Era por causa da fama da clínica “San Riccardo Pampuri”. Mas a clínica, bem cuidada e limpinha, tal como um hospital de Estocolmo, não tinha condição de atender crianças. “Por enquanto”, acrescentou Aldo, porque depois de alguns dias apresenta aos paroquianos a proposta de comprar o terreno ao lado, que “casualmente” estava à venda, para construir ali outro pavilhão, destinado ao atendimento de crianças com doença terminal. Inútil dizer que muitas etapas foram “queimadas” e que, por isso, a nova ala foi inaugurada muito antes do previsto. Nesse meio de tempo surgiu também a “Gruta de Belém”, onde são acolhidos órfãos e abandonados: atualmente são quinze, com idade entre dois meses e onze anos.
Programar sem programa, projetar sem projeto. É possível?

O cristianismo feliz
Padre Aldo, que tem o sobrenome de Trento e nasceu num povoado da província de Belluno (Itália), encontra-se no Paraguai há quase vinte anos, desde 1989. Foi nesse ano que Dom Luigi Giussani indiciou-lhe a missão no Paraguai. Como Mateus que apontou o dedo para si mesmo, como aparece no quadro de Caravaggio, Aldo respondeu: “Eu? Você tem certeza?”. Estava inseguro em relação a si próprio, intranqüilo. Sua história e sua alma estavam cheios de angústias. Aldo hesitou, apesar de esse ser um antigo ideal: “Não estou pronto”, “não sou digno”, “não sou capaz”. Dom Giussani disse ao padre que tinha certeza de que ele era a pessoa certa para a missão, porque, apesar de tudo, jamais questionara a própria vocação sacerdotal, e pediu ao padre Massimo Camisasca que acolhesse padre Aldo na Fraternidade missionária de São Carlos Borromeu.
Foi assim que, certo dia, ele se preparou para a viagem e quando estava no aeroporto de Linate, em Milão, acompanhado de Dom Giussani, este o saudou e lhe disse que ele devia inspirar-se nos jesuítas do século XVII e em suas Reduções. “Que idéia!”, pensou Aldo.
Assim, conforme o espetacular filme Missão difundiu no imaginário popular a história da extraordinária aventura jesuítica em terras paraguaias, padre Aldo, seguindo o conselho de Dom Giussani, de “reformular essa experiência”, tornou-se um estudioso do “cristianismo feliz” daqueles padres. A pequena editora paroquial (fazem isso também!) desenterra biografias de jesuítas e textos históricos, muitos em versão para crianças.
Um dia, fomos visitar as grandiosas ruínas de Santa Trinidad, que é a Redução que mais lhe agrada (e que durou pouquíssimo tempo, cerca de cinqüenta anos). Tocando as grandes pedras avermelhadas, admirando o gênio hidráulico dos construtores, examinando as decorações dos anjos músicos, Aldo falava dos grandes jesuítas, Ruiz de Montoya, Antonio Sepp. Essa história, a história daquele cristianismo, a história do Paraguai, tornara-se também a sua história.

A partir de um mal estar
Mas esta história não aconteceu de repente. Durante anos padre Aldo foi atormentado por um mal estar que não passava. Ele não conseguia ver no Paraguai nada mais do que o calor sufocante, a poeira de viagens intermináveis, em ônibus lotados; além da insônia, uma insônia sem fim. E aquele senso de esgotamento, aquele céu implacável, relatados por Graham Greene em O poder e a glória!
Padre Aldo não vivia sozinho, mas não conseguia combater a solidão interior que o atormentava. Até que algo mudou. Em 1999, o pároco de São Rafael, também ele italiano e pertencente à mesma Fraternidade São Carlos, precisou voltar para a Itália por razões de saúde. Agora, sim, Aldo estava sozinho, mas o trauma da responsabilidade nova e totalmente imprevista o arrancou daquela sensação de isolamento.
Padre Massimo Camisasca lembra: “Bernanos escreve que uma obra precisa afundar, e só então é que ela verdadeiramente nasce. E para padre Aldo foi assim. Quando não tinha mais ninguém ao seu lado, quando eu estava decidindo se fechava ou não a nossa missão no Paraguai, ele começou a olhar de um modo novo a sua vida, a sua missão e o povo que estava à sua volta”.
Olhar a vida com um olhar novo. “Aceitei com alegria a provação – escreve Aldo numa carta –, como um dom através do qual Deus me pedia tudo, tudo mesmo. Só permaneci em pé porque vivi aqueles momentos de joelhos diante d’Ele”.
Hoje, a “redução” São Rafael surge como uma original paróquia urbana, por causa desse aspecto de colcha de retalhos arquitetônico que, no fim, lhe dá harmonia: ao fundo nota-se o perfil de um castelo medieval, com seus merlões e torres de vigia; no jardim, as cabanas dolomíticas; na entrada, ornamentada por um gramado verde, o prédio da igreja.

Deus escolhe os ignorantes
Todas as manhãs correm no pátio duzentas crianças da escola maternal, enquanto, do outro lado, continuam os trabalhos de ampliação da capacidade da clínica. Estão em plena atividade o ambulatório (quinze mil pessoas assistidas por ano) e a distribuição de comida e roupa. Bem como a fazenda “Padre Pio”, onde se criam vacas e onde está o hospital para doentes de Aids, e a cooperativa financeira, que funciona por meio do sistema de microcrédito.
À noite, enchem-se as mesinhas da pizzaria, que dá emprego a oito pessoas e garante alguma receita. Se visitarem São Rafael numa segunda-feira, diante da barraca do Café Van Gogh vocês encontrarão padre Paolino Buscaroli (que estava no Chile e que a São Carlos enviou para Assunção), ocupado em preparar mais uma “segunda-feira literária”: conferências e debates que vão de Dante a Isabela, a Católica. E às terças e quartas-feiras pode-se ler o Observador, um encarte semanal do diário Ultima Hora, idéia do editor do jornal, que, embora às vezes manifeste alguma discordância, entende que na paróquia há algo de interessante para o Paraguai: as obras, claro, mas também o pensamento que a sustenta, um juízo útil e responsável oferecido a todos.
Dezenas de pessoas trabalham em São Rafael, centenas de voluntários estão envolvidos: o advogado organiza as contas, o empresário ajusta os canos d’água, a economista coordena o catecismo, a dona de casa dá assistência aos doentes... Mas tudo, diz sempre padre Aldo, nasce do verdadeiro pároco: o Senhor, adorado constantemente na capela do Santíssimo. Acreditem nele, mesmo quando pareça exagerar: “Eu não conto. Deus escolhe os cretinos e os ignorantes para fazer o que quer. Escolhe os pecadores. Ele veio ao mundo para trabalhar e o trabalho de Deus consiste em me perdoar e me abraçar”.
Conseguiu dizer isso também no dia 2 de junho na embaixada da Itália em Assunção, por ocasião da recepção organizada em sua honra, porque o presidente napolitano nomeou-o “Cavaleiro da Estrela da Solidariedade”, com a faculdade para carregar “as insígnias da Ordem”.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página