Vai para os conteúdos

Passos N.95, Julho 2008

EXPERIÊNCIA - QUÊNIA | APRENDER COM A HISTÓRIA

São Bento também no Brasil

por Isabella S. Alberto

Há alguns anos, “Em um só corpo”, Mostra sobre a vida de São Bento, foi apresentada na Zona Leste de São Paulo. A beleza da
vida de um Santo como uma experiência que é possível hoje


No dia 11 de julho de 2006, quando, naquele ano, a Igreja comemorou a festa de São Bento, a comunidade São Francisco de Ermelino Matarazzo assistiu a apresentação da Mostra “Em um só corpo”, anteriormente exposta no Meeting de Rímini de 2004. Esta iniciativa fez parte da semana da juventude e foi coordenada pelos jovens trabalhadores e colegiais do Movimento Comunhão e Libertação de São Paulo.
A apresentação da Mostra nasceu do desejo de padre Ticão de levar para a sua paróquia um pouco da beleza que havia visto em Rímini. Como primeira ação, nomeou o salão da sua igreja de São Bento e colocou ali uma pintura do Santo. Depois, pediu que a exposição fosse preparada e apresentada pelos jovens, como ele tinha visto no Meeting. O resultado foi um evento muito bonito, com a participação de 200 jovens que assistiram a abertura da Mostra em uma noite fria de terça-feira, e diversos outros jovens e adultos que foram vê-la com calma no domingo à tarde. Para essa preparação os jovens contaram com a ajuda de Ubiratan Silva – Bira –, arquiteto e apaixonado pela vida beneditina. Durante seis meses eles realizaram vários encontros na paróquia São Francisco e na casa de Selma, onde estudaram juntos a história da época em que viveu São Bento e a vida do Santo. Bira relata: “Foi muito interessante trabalhar como preparador da Mostra porque pude reavivar os meus estudos sobre os beneditinos e re-contextualizar o que significa São Bento pra mim. Só é interessante fazer uma Mostra como essa porque entendo que São Bento foi uma pessoa que viveu muito intensamente o presente do seu tempo – o trabalho, a oração, a educação e o relacionamento com os outros monges – e disso veio a sua Santidade. E por isso a cultura da Europa foi alterada. E hoje é possível fazer a mesma experiência vivendo a comunidade cristã”.
Padre Ticão ficou muito grato pelo trabalho realizado e no final do primeiro dia de exposição pediu para que todos se reunissem novamente para dizer algumas palavras: “São Bento colocava a questão da beleza, que nas coisas belas nós encontramos a presença de Cristo... Com essa Mostra vemos a maravilha da Boa Nova de Jesus fazendo parte da nossa vida, não só aos
domingos, mas nas 24 horas do dia”.
Todos os que se envolveram no gesto, seja na preparação do salão, seja guiando a Mostra, ficaram tocados pela experiência que fizeram. Para Júlia, por exemplo, conhecer mais a história de São Bento e tomar conhecimento da Regra que diz ora et labora, permitiu-lhe começar uma experiência de oração no trabalho como método para atravessar as dificuldades.

A Mostra encontra-se disponível para exposição. Maiores informações com a Secretaria Nacional de Comunhão e Libertação [e-mail: secretarianacional@cl.org.br].

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página