Vai para os conteúdos

Passos N.95, Julho 2008

RUBRICAS

Passos em Movimento

Niterói – RJ
Festa de Corpus Christi

Neste ano, a comunidade de Niterói participou da procissão de Corpus Christi confeccionando um tapete de sal em nome do Movimento e ajudando em outros dois. Foram 50 tapetes com um tema central: “Escolhe, pois a vida” (Dt 30,19). Todos ficaram muito contentes com essa experiência. Junior e Ana Maria assumiram a tarefa como protagonistas e contagiaram as pessoas que participam da Escola de Comunidade local e alguns amigos do Rio. “A inspiração veio, trabalhamos muito e o resultado foi muito bom. Foi muito bonito ver a unidade entre nós. Quando unimos os tapetes, ficam todos como se fossem um só, apesar da diversidade dos desenhos, materiais, participantes, etc. Enfim, foi muito gratificante! Uma menina de 9 anos me disse: ‘Puxa é incrível como de um papel saiu uma coisa tão linda!’ (pois ampliamos um dos tapetes num jornal)”, afirma Junior.
Este foi um grande desafio, pois nenhum deles sabia como preparar o tapete. Mas foram aprendendo com os mais experientes que encontraram por lá. A única preocupação que tinham era a de fazer algo muito bonito, pois o Corpo do Senhor passaria por ali.

França
Cannes e o concurso para documentários

Finalmente conseguiu! Greater-Deafeating Aids, o documentário de Emmanuel Exitu sobre a obra do Meeting Point fundado por Rose Busingye para cuidar dos doentes de Aids, em Kampala (obra muito familiar aos leitores de Passos), conquistou Cannes: primeiro prêmio no Babelgum Online, resenha do documentário social que se desenvolveu dentro do Festival de Cinema francês. Mil trabalhos inscritos, seleção via internet, depois, entre os finalistas Spike Lee decidiu. E o vencedor foi Emmanuel Exitu. “Para a produção e filmagem fiquei lá por duas semanas. A dinâmica era essa: Rose chegava e eu perguntava: ‘Então, o que faremos hoje?’. E, depois, ficava atrás dela. Isso porque tenho extrema confiança no fato de que a realidade fala”, contou Emmanuel em uma entrevista. O documentário mostra a história de mulheres e crianças ugandenses infectadas pelo vírus da Aids. E, no meio delas emergem, como discretos protagonistas, o Meeting Point, a própria Rose e Vicky, uma mulher soropositivo que nossos leitores conhecem muito bem (lembram da sua carta?). O título Greater, que significa “maior”, vem da sua história: Você não sabe que o seu valor é maior do que o da doença?”, explica o diretor. Spike Lee, impressionado com o filme, vestiu durante toda a noite da premiação, um presente que recebeu de Emmanuel: um colar feito pelas mulheres de Kampala.

Rio de Janeiro – RJ
Política e universidade

A política parece cada vez mais distante dos estudantes: ou faz parte de teorias explicadas em provas cabeludas ou é apenas uma utopia de conversa de bar e assunto dos diretórios acadêmicos. É certo que a corrupção, as promessas não cumpridas e a falta de compromisso dos políticos desanimam, mas como Francisco Borba escreveu no artigo Educação e Política (Passos agosto 2006) – “O coração anseia por realização e a quer agora, mesmo que seja como embrião de uma realidade que cresce”.
Foi por isso que Cleuza e Marcos Zerbini foram convidados pelo grupo dos universitários (CLU) do Rio de Janeiro para realizarem a palestra Política a partir das necessidades reais nos dias 26 e 27 de maio. A idéia partiu do fascínio de alguns universitários que conheceram o casal em São Paulo e estavam admirados pela maneira como vivem tudo de forma simples e ativa, até mesmo a política. Comentavam de forma entusiasmada que a política realizada por eles partia do real. A curiosidade cresceu: quem são eles?
As palestras aconteceram em quatro universidades: UFRJ, UFF, UERJ e PUC. O CLU se empenhou na divulgação colando cartazes e distribuindo panfletos para amigos e outros estudantes. Não foi fácil encontrar o local. Na UFF, com a ajuda da Pastoral Universitária conseguiram uma sala; na UERJ os alunos encontraram a sala fechada um pouco antes da hora marcada, mas no fim tudo deu certo.
Na noite do primeiro dia, depois de falarem na UFRJ e na UFF, Cleuza e Marcos jantaram com o CLU e contaram sobre a experiência que fizeram antes e depois de encontrar o Movimento, como foi a entrega da Associação dos Trabalhadores Sem Terra a Comunhão e Libertação na Praça da Sé, e como vivem a vocação. Após esse encontro, os amigos do CLU entenderam o que é o pertencer a um povo, enxergaram a possibilidade da política e foram provocados a se lançar na realidade.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página