Vai para os conteúdos

Passos N.93, Maio 2008

RUBRICAS

Passos em Movimento

pela Redação

Rosa Branca: uma provocação na Universidade
Ribeirão Preto (SP)

No saguão do Prédio Central da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, no período entre 06 de março e 06 de abril ocorreu a exposição Rosa Branca: rostos de uma amizade. A exposição foi inaugurada com uma conferência ministrada pela professora Juliana Perez da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A seguir, na Faculdade de Medicina e também na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do mesmo Campus, houve a projeção do filme Sophie Scholl: Uma mulher contra Hitler. Os eventos foram realizados pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária e pelo Museu Histórico da Faculdade de Medicina.
A exposição, a belíssima conferência e o filme constituíram-se numa grande provocação para alunos e professores do Campus que participaram destes eventos. Eles se depararam com um fato, uma experiência real, e não com um discurso ou idéias. E viram que existe a possibilidade real de serem sujeitos na Universidade e na vida, protagonistas e construtores de história, na medida em que levam a sério as exigências do próprio coração e se deixam provocar pela realidade.
Um lugar de amizade e de companhia real neste desafio de sermos verdadeiros diante de nós mesmos e diante do mundo: esta é a companhia de que temos necessidade hoje, em nossa Universidade e em nossa vida!

Novo Centro educativo
Macapá (AP)

No último dia 05 de abril foi inaugurado o Centro de Solidariedade João Paulo II, em Macapá. A obra educativa nasceu da experiência de amigos que se encontravam para viver o gesto da caritativa com crianças do bairro “Zerão”, localizado na periferia da cidade. Na medida em que os participantes conviviam com as crianças e conheciam as suas necessidades, sobretudo as dificuldades de aprendizagem, amadurecia a pergunta sobre como podemos responder a essa realidade.
Assim, ajudados por padre Inácio Lastrico e com o apoio da Fundação Avsi teve início o Reforço Escolar. Nos últimos sete anos, a obra funcionou nas dependências da Igreja São Brás e, depois, em um prédio alugado. Por fim, com a colaboração da Campanha das Tendas da Avsi, do Pontifício Conselho Cor Unum, da Fundação Humano Progresso e de muitos amigos que se dispuseram a contribuir, tornou-se possível a construção do Centro Educativo.
O Centro, hoje, presta atendimento a 170 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 aos 15 anos, sendo 110 no município de Macapá e 60 no município de Laranjal do Jarí. Oferece reforço escolar, jogos, atividades recreativas e aulas de música. Com o apoio da Caixa Econômica Federal também oferece aulas de informática.
A cerimônia de inauguração foi presidida pelo padre Paulo Lepre, representante do Bispo Diocesano Dom Pedro José Conti. Contou, ainda, com a presença de diversas autoridades locais, entre elas o Vice-Governador, membros dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Centro Caritativo Marcelo Candia que colabora com a obra desde o início, bem como das crianças e famílias do bairro.
Em meio a tantos gestos, marcou o momento da benção e do descerramento da placa de inauguração. Com palavras simples, os diretores dedicaram o Centro em memória de Dom Giussani, que com o seu carisma os educou a viver amando o próprio destino e o daqueles que encontram todos os dias.

Eventos na América Central
México

Os últimos meses foram intensos para os amigos mexicanos. Primeiro, no dia 29 de fevereiro, houve a inauguração da mostra sobre São Bento “Com as nossas mãos, mas com a Sua força”, exposta na Universidade Marista de Guadalajara, com a presença do professor Giovanni Brembilla, docente de História medieval. Depois, no dia 1° de março, na catedral da Cidade do México, foi realizado um encontro com o Cardeal Norberto Rivera Carrera pela VI Jornada dos Universitários, seguido do evento do dia 7 para a apresentação do livro Educar es un riesgo (tradução espanhola de Educar é um risco de Luigi Giussani), realizada na Universidade de Querétaro. O livro foi apresentado pela professora Laura Juárez e pelo núncio apostólico Christophe Pierre diante de uma platéia de 300 pessoas. A professora Laura, docente de Economia no Instituto Tecnológico Autônomo do México (Itam), ressaltou que o método educativo proposto por Dom Giussani é tão verdadeiro e universal que também pode ser verificado em uma matéria como a Economia, onde os fatores “risco” e “liberdade” têm um peso notável.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página