Vai para os conteúdos

Passos N.92, Abril 2008

RUBRICAS

Passos em Movimento

pela Redação

Método vencedor
Belo Horizonte e São Paulo

No dia 25 de fevereiro, no Itaú Cultural da Av. Paulista, em São Paulo, foi realizada uma premiação para homenagear os 20 projetos vencedores da terceira edição do Prêmio FIES, que repassa o equivalente a 50% da taxa de administração do Fundo Itaú Excelência Social para Organizações Não-Governamentais que desenvolvem projetos sociais na área de educação. Neste ano foram 1.071 projetos inscritos e entre as 20 obras contempladas estavam duas que nasceram do carisma de Dom Giussani e que hoje são reconhecidas como resposta concreta às necessidades sociais do país.
O Centro de Recuperação e Educação Nutricional de São Paulo (Cren), foi premiado na categoria “Educação Infantil” pelo projeto de “Pedagogia e Educação Nutricional” que beneficia 100 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses que utilizam os serviços de semi-internato. Com 10 anos de história, o Cren faz atendimento a crianças desnutridas em regime de semi-internato, ambulatório e diretamente nas comunidades. Em São Paulo funcionam duas unidades e uma terceira funciona em Maceió (AL). O Cren também presta consultorias sobre o seu método de trabalho para instituições de ensino em várias regiões do Brasil e do exterior.
O outro ganhador, na categoria “Educação para o Trabalho”, foi o Centro Virgilio Resi, de Belo Horizonte. O projeto “Educar para aprender. Aprender para Trabalhar” beneficiou 520 jovens de 16 a 24 anos por oferecer aos jovens uma formação profissional em concomitância com o ensino médio que lhes permitiu ampliar os conhecimentos e as competências para o trabalho na busca seu primeiro emprego. O Centro atua em Belo Horizonte e busca atender dois setores do mercado: o comércio e a prestação de serviço. Em apenas dois anos de funcionamento já está se tornando referência no Estado, sendo procurado por diversas empresas para fazer a capacitação dos novos funcionários.

Novo Bispo
Salvador (BA)

Padre Guido Zendron, italiano de Trento que desde 1994 mora em Salvador, foi nomeado Bispo de Paulo Afonso, cidade a 480 km da capital baiana.
Atualmente padre Guido é pároco na Paróquia "Santo André", Administrador paroquial da Paróquia "Cristo Redentor", diretor espiritual do Colégio Social da Bahia e da Faculdade Social da Bahia (ISBA)", Vigário Forâneo e Coordenador da Forania de Santana/Rio Vermelho, Membro da Comissão Estadual de Ensino Religioso e coordenador arquidiocesano de catequese, além de acompanhar o grupo de colegiais do Movimento, em Salvador.
A sagração episcopal foi realizada no dia 17 de maio.

É possível viver assim
Campinas (SP)

A Comunidade de Campinas promoveu no dia 08 de março de 2008, o lançamento do livro É possível viver assim? de Luigi Giussani.
Como apresentadores desta importante obra, participaram o padre José Alem, claretiano, educador e comunicador e o Dr. César Osório de Oliveira, médico e participante de Comunhão e Libertação.
Na platéia estavam alguns amigos de outros carismas da Igreja Católica e dois representantes da Igreja Presbiteriana.
As colocações dos convidados foram muito elucidativas para a leitura de É possível viver assim? . Dr. César fez um percurso relembrando o carisma de Luigi Giussani, sua origem e o seu método de verificar a experiência de Cristo no dia a dia de cada um. Chamou a atenção para a questão da Fé como ponto central para entender todo o livro, como a experiência mais cotidiana da existência humana. O padre José Alem descreveu o percurso do livro, discorrendo sobre os temas abordados: Fé, Esperança e Caridade, mostrando a abordagem que Giussani tem sobre estes temas. Ao finalizar seu discurso chamou a atenção para a capa do livro, comentando que apesar de o título ser em forma de pergunta, esta é uma experiência real, pois é verdade, é possível viver assim!

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página