Vai para os conteúdos

Passos N.91, Março 2008

SOCIEDADE / BENTO XVI – OPINIÃO

Quem tem medo da razão?

por Francisco Borba Ribeiro Neto *

Em janeiro, no mundo todo, jornais noticiaram um disparatado ataque à liberdade de expressão. Numa grande universidade pública, um grupo fundamentalista, por meio de protestos que incluíram a invasão da reitoria, impediu o acadêmico mais influente da atualidade de participar da aula magna de início do semestre. A universidade era La Sapienza, em Roma (Itália), o grupo fundamentalista era de militantes anticatólicos e o acadêmico era Joseph Ratzinger, professor universitário considerado brilhante e que, como Bento XVI, se tornou o pensador mais lido e discutido da atualidade.
O abaixo-assinado dos professores tinha 67 assinaturas (entre mais de 4 500 professores) e os estudantes eram uma centena. O Papa foi defendido na Itália e no mundo, inclusive por críticos tradicionais da igreja, o texto foi lido e aplaudido na universidade e mais de 200 mil pessoas participaram de um ato de solidariedade ao Papa na praça de São Pedro. Mas o episódio faz pensar. O termo fundamentalismo refere-se a uma posição que se recusa ao diálogo e à argumentação racional, chegando à violência para tentar impor-se. Normalmente, é aplicado a grupos religiosos e étnicos que não admitem visões de mundo que consideram destrutivas a eles e seus valores. O episódio de La Sapienza, contudo, mostra-nos que o fundamentalismo não é exclusividade desses grupos, podendo chegar a quem se considera defensor da liberdade de pensamento e da mentalidade moderna. Bento XVI, de certo modo, já havia denunciado esse perigo em Regensburg (Alemanha), ao dizer que toda religião que não interage com a razão se torna violenta. A passagem foi tida como um ataque ao islamismo, mas é um alerta que serve a todas as crenças -inclusive à aparente não-crença, que muitas vezes disfarça uma crença verdadeiramente irracional.
Disponível no site do Vaticano, o discurso não proferido propõe que, numa sociedade plural, o Papa (e a própria igreja) "fala como representante de uma comunidade crente, na qual, durante os séculos da sua existência, amadureceu uma determinada sabedoria da vida; fala como representante de uma comunidade que guarda em si um tesouro de conhecimento e de experiência ética, que se revela importante para toda a humanidade: nesse sentido, fala como representante de uma razão ética". O que está sendo proposto aqui não é uma confissão religiosa, mas uma "razão ética". Não uma ética de convenções e preconceitos, mas, sim, a sabedoria da vida e as experiências concretas de uma comunidade humana. Trata-se, portanto, de uma proposta aberta à indagação racional e à comparação com outras propostas.
Em seu discurso, Bento XVI diria ainda: "O homem quer conhecer; quer a verdade (...). Mas a verdade nunca é apenas teórica. (...) Quem se limita a ver e apreender tudo aquilo que acontece no mundo acaba por ficar triste". A tristeza, a desilusão e a dor diante do sofrimento, do mal, das falências do mundo humano não são sombras que ameaçam continuamente nosso olhar sobre o mundo? Esse é um discurso dogmático e confessional ou um olhar atento à experiência cotidiana de quem olha criticamente a realidade? O Papa continua: "Verdade significa mais do que saber: o conhecimento da verdade tem como finalidade o conhecimento do bem (...). A verdade nos torna bons, e a bondade é verdadeira: tal é o otimismo que vive na fé cristã, porque a esta foi concedida a visão do "Logos", da Razão criadora que, na encarnação de Deus, se revelou conjuntamente como o Bem, como a própria Bondade".
Um dos responsáveis pelos protestos contra o Papa disse que ele usa a razão como um cavalo-de-tróia para entrar no mundo da ciência. Bento XVI, de fato, nos convida a recuperar o horizonte "sapiencial" da razão, não reduzi-la a um instrumento de poder e dominação, mas torná-la busca pelo amor e pelo bem. Esse é um estratagema para instaurar o obscurantismo ou um convite, vindo de séculos de lutas e esforços da inteligência humana, lançado ao coração do ser humano? Dizem os cristãos que o encontro com Cristo dá a coragem para olhar -com esperança- para nós mesmos, nossas contradições, nossos medos e limites, mas, sobretudo, para nosso desejo de amor e plenitude. Esse "realismo" e essa "racionalidade" são a grande contribuição da igreja numa sociedade pluralista. Afinal, quem tem medo da razão?

* coordenador de Projetos do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP. Este artigo foi publicado originalmente no jornal Folha de São Paulo, edição de 01 de fevereiro de 2008.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página