Vai para os conteúdos

Passos N.91, Março 2008

RUBRICAS

Passos em Movimento

pela Redação

Tendas Avsi
Campinas – SP

A comunidade de Campinas e região realizou no dia 19 de janeiro, na Igreja Nossa Sra. do Rosário, o Sarau “O Milagre da Hospitalidade”, em benefício das Tendas da Avsi. Os músicos Raquel Viana, Adriano Batista Gomes e André Cerqueira Leite executaram músicas populares brasileiras fazendo um percurso com o tema da acolhida.
Para Stela Maris, organizadora do evento: “A chuva que caiu durante a tarde nos cobriu de bênçãos e de público. Participaram 40 pessoas que se encantaram pelas músicas e poesias e após o Sarau se deliciaram num simples café”.
A arrecadação do gesto foi depositada na conta da Avsi e beneficiará a creche Gilmara Íris, que atende 120 crianças em Belo Horizonte. Maiores informações sobre as Tendas podem ser obtidas no site: www.cdo.org.br.

Preparação para a Páscoa
Rio de Janeiro – RJ

Pelo quarto ano consecutivo a comunidade de CL no Rio de Janeiro organizou a sua peregrinação na quarta-feira de cinzas ao Santuário da Penha, no subúrbio da cidade. Neste ano, no início da peregrinação foi lido um trecho da mensagem do Papa para a Quaresma retomando o significado “deste tempo litúrgico que nos prepara para as celebrações da Páscoa e nos provoca a imprimir um impulso mais decisivo à nossa existência cristã”. Depois, foi executado um canto a Nossa Senhora e em seguida, mesmo com a chuva caindo o tempo todo, os peregrinos subiram os 382 degraus do Santuário rezando o terço e lendo nos intervalos das dezenas os comentários de Dom Giussani no livrinho sobre o Santo Rosário. Ao término da subida padre Enrico Arrigoni celebrou a Santa Missa com a imposição das cinzas.

Uma proposta educativa
Teresópolis – RJ

Em outubro passado, no colégio Estadual Euclydes da Cunha em Teresópolis, aconteceu um grande encontro de educação proposto pelo diretor José Nildo de Amorim. Esse diretor ficou muito marcado pela proposta educativa de Luigi Giussani com a qual se deparou lendo a síntese do Encontro Nacional de Educadores de CL realizado em julho de 2007. Assim, Dom Filippo Santoro, Bispo de Petrópolis, foi convidado para conduzir o encontro nesta escola para que ali também pudessem conhecer a beleza dessa proposta. Toda a comunidade educativa (professores, coordenadores e alunos) se envolveu na organização do evento. Um aluno confeccionou uma faixa com o tema do encontro – “Só educa quem se deixa educar” – e pastas foram preparadas para os participantes. O padre Nivaldo Dias, pároco da igreja onde se localiza a escola e os grupos da Pastoral da Educação de outras paróquias de toda a região também foram convidados. Dom Filippo falou sobre a importância e a função da educação em nossa sociedade, da necessidade de educar o coração do jovem e que para isso é preciso levar em conta a própria humanidade no relacionamento com o aluno, pois muitos jovens e suas famílias ainda não fizeram experiência da verdade. Disse também que o educador tem a missão de levar essa verdade para dentro de nossas escolas: “O educador é o rosto humano da presença do Destino, do Verbo feito carne”.
Sempre mais fascinado por essa proposta educativa, o professor Amorim instituiu começar os Conselhos de Classe de final do bimestre com o tema da Emergência Educativa deixado por Dom Filippo. Na paróquia, sempre no último sábado de cada mês as professoras Shirley e Dayse realizam os encontros da Pastoral da Educação e adotaram o livro Educar é um risco, de Luigi Giussani como texto básico para estudo e reflexão.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página