Vai para os conteúdos

Passos N.90, Fevereiro 2008

RUBRICAS

Passos em Movimento

pela Redação

Peregrinação mariana
Macapá (AP)

A comunidade de Macapá, desde a comemoração dos 50 anos do Movimento, em 2005, manteve o gesto da peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que nos últimos três anos foi realizada no dia 15 de novembro. Este ano, além de agradecer a Deus pela caminhada do ano, foi colocada como intenção particular a Assembléia Diocesana convocada pelo Bispo Dom Pedro José Conti, pela qual pediu orações.
Foi um gesto simples que contou com a presença de um pouco mais de 70 pessoas; algumas conhecidas e outras não. Foram escolhidos alguns trechos do texto dos Exercícios da Fraternidade e do encontro dos responsáveis em La Thuile e o percurso foi de três quilômetros até o santuário, rezando o terço, parando para cantar e fazer a leitura dos textos. Padre Castrese conduziu a peregrinação e padre Inácio ficou recebendo as confissões durante a caminhada. A peregrinação foi encerrada com a celebração da Santa Missa.
O juízo com o qual o gesto foi realizado é o de que ninguém pode substituir a pessoa. A companhia é uma ajuda a viver sempre mais a própria vocação, a própria vida, mas o ponto central é que cada um esteja diante do Destino, com a sua liberdade, com a sua pobreza.

Por que vale a pena ensinar
São Paulo - 1 (SP)

No sábado, 9 de dezembro, a equipe de professores e colaboradores as Sociedade Estudo e Trabalho se reuniu para avaliar o andamento das atividades do semestre. Para tanto, antes fizeram uma breve retomada do que é a Caritativa, a Obra e leram testemunhos de educadores divulgados em Passos para poder melhor julgar os fatos acontecidos. Esses adultos têm como caritativa dar aulas de reforço escolar para jovens da zona oeste da cidade. O objetivo é o de ajudá-los a superar o exame de admissão nas escolas técnicas de Ensino Médio e para isso são oferecidas aulas de Português, Matemática, Biologia, História, Química, Física e Geografia. O trabalho dos professores é totalmente voluntário. Mas além de ajudá-los nos estudos, o principal desejo destes educadores é o de fazer companhia a estes jovens, para que dentro da dureza de suas vidas possam reconhecer um olhar de gratuidade e afeto. Em dezembro, Dalva Cardozo, uma das alunas da última turma que se encerrou, enviou o seguinte e-mail a um dos coordenadores: “Domingo eu fiz a prova, achei bem difícil, fiquei com bastante medo. Eu acertei só 29 questões, mas acho que tenho chance, com os dez por cento fico com 31,9; mas não tenho certeza se foram 29 mesmo, pois tinha pergunta que eu não marquei no caderno de questões, marquei só no gabarito. E também não encontrei ninguém que eu conheço que acertou mais do que 20 questões. Estou torcendo, agora saber mesmo só dia 10 de janeiro, enquanto isso só me resta esperar. E também se eu consegui fazer 29, foi graças a vocês da SOME, pois muita coisa eu soube fazer por que eu aprendi aí com vocês”.

Grande encontro na Praça da Sé
São Paulo - 2 (SP)

No dia 24 de fevereiro, a Associação dos Trabalhadores Sem Terra de São Paulo organiza na praça da Sé, um grande evento para recepcionar padre Julián Carrón, presidente da Fraternidade de Comunhão e Libertação. Marcos e Cleuza Zerbini, líderes da Associação, prepararam músicas e testemunhos de seus associados para festejar com Carrón o encontro da Associação com o Movimento de CL. O evento acontecerá em praça pública, a partir das 16h e contará com a presença do Cardeal Dom Odilo Scherer, Arcebispo da cidade. São esperadas trinta mil pessoas no evento.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página