Vai para os conteúdos

Passos N.86, Setembro 2007

SOCIEDADE - Milão / Matching

“Rede” para competir no mercado

por Davide Bartesaghi

De 19 a 21 de novembro de 2007, acontecerá em Milão a terceira edição da feira de negócios organizada pela Companhia das Obras, uma proposta de companhia real dentro da realidade do trabalho


Se o coração da atividade da Companhia das Obras (CdO) é “uma estima concreta pela pessoa e a partilha apaixonada de sua iniciativa empreendedora”, o Matching se propõe como um momento emblemático e de absoluta evidência desta imposição original. Matching é o workshop dedicado às pequenas e médias empresas, nascido há apenas dois anos, mas já tão grande, que na última edição levou mais de mil empresas aos pavilhões da feira italiana de Rho-Pero, enquanto para o próximo novembro são esperadas 1 500.

O folheto do evento apresenta o Matching como um encontro nascido para favorecer as relações de negócios entre as empresas. No caso do Matching, o termo “relações” se carrega de uma espessura que tem todo peso específico de um relacionamento carregado daquela “partilha apaixonada” que constitui o tecido cotidiano da atividade da Companhia das Obras. E, quase incrivelmente, o lucro, antes de tudo, vai para os negócios.

É o que demonstram casos como aquele das dez empresas da Brianza, na região ao Norte de Milão, todas protagonistas de primeiro plano no setor de móveis e, portanto, habituadas a uma concorrência cerrada entre si. Graças a CdO, pela primeira vez, as dez empresas se reuniram: “Jamais pensamos em participar de uma feira ao lado de outras empresas concorrentes”, comentou Rosa Elli, diretora do grupo Feg. “A CdO nos deu uma oportunidade maravilhosa de constituir uma rede e descobrir novas oportunidades de negócios”.


Das pessoas às “redes”

No cenário empresarial os empreendedores se encontram, muitas vezes, vivendo uma condição de solidão. Neste contexto, a CdO e o Matching se propõem como uma alternativa, uma rede em que os empreendedores se encontram e onde cada qual possa perceber o valor e a riqueza do outro. Como explica o presidente da Companhia das Obras, Raffaello Vignali: “Pelo Matching procuramos construir uma rede de empresas que as ajude a não ficarem sozinhas diante dos desafios, das dificuldades e das perspectivas que se encontram na competição de mercado. Uma rede de empresas que aponta, sobretudo, para o que representa o primeiro recurso de toda empresa: a pessoa, a sua inteligência, a sua criatividade, a sua capacidade de relações, de empreendimento e de risco”.

E ainda: no Matching, as pequenas e médias empresas podem encontrar as grandes, estabelecer contatos e acordos, difíceis de conseguir em circunstâncias usuais. “Os empreendedores presentes ao Matching constataram esta positividade num plano prático, operativo”, explica o diretor geral da CdO, Enrico Biscaglia. “Significa que foi criado um instrumento verdadeiramente útil e que a CdO está apta a ser realmente ‘companhia’ para seus próprios associados, acompanhando-os dentro da realidade concreta e da dificuldade própria ao trabalho. Para 2007, o desafio já foi lançado: o objetivo é alcançar 1 500 participantes dentro de um número aproximado de 18 mil encontros entre empresários”. E, ainda, a presença de agremiações de empresas por setores, cuja atividade será coordenada por especialistas: aos setores já presentes no ano anterior (agro-alimentar, automotivo, informática, saúde e têxtil) se juntarão, na nova edição, os setores de energia, logística, mecânica, turismo e sem fins-lucrativos.

 


Como funciona

O mecanismo do Matching se baseia na programação cruzada dos encontros. Cada firma participante se registra no site do evento e descreve suas atividades e exigências. Identificadas por cada empresa participante as exigências de aquisição, produtos e serviços oferecidos, entrecruzam-se oferta e procura: deste matching se obtém a agenda de encontros, programados com antecedência, para cada empresa. Além de empresas italianas, são esperados empresários do mundo inteiro.

Terceira edição do Matching: 19 a 21 novembro de 2007, em Milão, Feira Rho-Pero (Itália)

Outras informações: www.e-matching.it / No Brasil: cdo@cdo.org.br

 

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página