Vai para os conteúdos

Passos N.83, Junho 2007

CULTURA - Entrevista com Claudio Pastro

A arte a serviço da beleza

por Isabella S. Alberto

No sétimo ano de trabalho na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o artista Claudio Pastro completa o décimo painel de sua obra. Na simplicidade dos traços contribui para a educação da fé do povo e ajuda o peregrino a encontrar repouso no espaço sagrado que visita.


Em 1997, o então Arcebispo de Aparecida do Norte (SP), Dom Aloísio Lorscheider convidou o artista plástico Claudio Pastro para, com outros 20 arquitetos, fazer um estudo artístico para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A partir do ano 2000 ele foi escolhido como responsável pelo acabamento de toda a parte iconográfica interna da Basílica. Graças ao seu trabalho, o Santuário está se tornando um dos locais de peregrinação mais belos do país. Para a visita do Papa os trabalhos foram acelerados e novas obras de Claudio Pastro podem ser vistas no local. Alguns dias antes da visita de Bento XVI, o artista nos recebeu em sua casa para uma entrevista.


Quando você começou o trabalho na Basílica, o implante iconográfico já tinha sido decidido ou foi você mesmo que o idealizou? Neste último caso, qual é a idéia geral que você seguiu?
Primeiro temos que entender que a Basílica é em estilo neo-românico, que era o pensamento do início do século XX, quando ela foi concebida entre a década de 30 e 40, muito embora só tenha começado a ser construída em 1955. O projeto arquitetônico foi de Benedito Calixto de Jesus Neto, mas para o interior não havia nenhuma idéia e todo o pensamento iconográfico da Basílica, à medida que os padres me permitiram até aqui, tem sido minha. E qual é? É criar o grande jardim do Cântico dos Cânticos, que é uma imagem do paraíso perdido e agora reencontrado ou aberto em Jesus Cristo, através de Jesus Cristo. A minha idéia é realmente ser um grande jardim, um jardim onde se repousa, se descansa, se passeia. E o estilo neo-românico, ao meu ver, é um estilo arquitetonicamente próprio da liturgia católica. Na realidade a arquitetura é a imagem da Jerusalém celeste. E é o estilo que permite ao Senhor se manifestar, por exemplo por uma certa austeridade, uma certa limpeza de espaço, e a repetição de espaços grandes e a repetição de arcos, arcadas, que na realidade são elementos geométricos do redondo e do quadrado que remetem ao encontro do divino com o humano. E psicologicamente isso já fala por si para todos os seres universalmente, não é uma coisa de uma certa época apenas, mas uma coisa que no cristianismo se universalizou porque tem elementos que são próprios do ser humano.

Você poderia descrever, brevemente, o porte do trabalho que lhe foi entregue?
Foi entregue toda a Basílica, desde o piso até o teto. Nós estamos colocando 34 grandes painéis com todo o Evangelho. Estamos fazendo quatro grandes painéis desde o altar retábulo da Virgem que está na nave sul, e nas naves norte, leste e oeste vamos ter também outros grandes painéis. Depois, na cúpula central, que fica justamente sobre o presbitério ou Santuário, está o altar que é o centro da vida cristã, e ali vamos ter a árvore da vida. É a árvore da vida que depois continua na parte mais baixa, na flora e fauna brasileira. O piso também foi um grande trabalho, e agora nos elementos decorativos, tanto das paredes quanto do piso, eu tenho me voltado muito para a nossa tradição, seja indígena, seja escravocrata negra, e seja do próprio jeito de ser brasileiro, sem perder nunca o caráter universal do espaço sagrado. Porque, primariamente, primeiramente, este espaço é um espaço sagrado. Quer dizer, este espaço não é só de um tempo cultural que é o final do século XX, XXI, não é um trabalho só meu de Claudio Pastro, mas é um trabalho que vai além de tudo isso, é um espaço sagrado. Nós estamos trabalhando, no meu caso diretamente desde o ano 2000, e ainda temos mais 10 anos de trabalho. Fiz todo o projeto, mas falta desenhar o resto do Evangelho, porque para a chegada do Papa, dos 34 painéis do Evangelho temos 10 prontos. Então os outros 24 eu ainda tenho que desenhar.

Você trabalha sozinho ou existe um grupo?
Na concepção e na arte eu sou só, mas depois tem todo um grande grupo que me ajuda, sobretudo para os azulejos. E também outros arquitetos e engenheiros, porque a Basílica é imensa e eu preciso do recurso destas outras pessoas. Então só o meu grupo nós somos umas 50 pessoas. Mas na Basílica trabalham cerca de 1.100 pessoas, desde o faxineiro até o alto escalão.

Que técnica você decidiu usar e porquê?
Depois de muito pensar, de muitas discussões e vários estudos, escolhemos o azulejo. No Brasil, por ser um país tropical, as pinturas se degeneram muito facilmente, pois há muita umidade. Então o azulejo tem uma excelente durabilidade porque é uma terracota, cozida várias vezes as cores, que são cores vítreas. Ele tem uma durabilidade para milênios. Segunda coisa, nós escolhemos o azulejo por causa da nossa tradição ibérica, pois na tradição da América Latina, portuguesa e espanhola, nós recebemos deles o azulejo. E a maior parte de nossas igrejas de Norte a Sul do país dos séculos anteriores, de quando o Brasil era colônia, quase todas têm azulejo. Na própria igreja velha de Aparecida, quando tiraram o revestimento das paredes laterais, que eram de madeira e apodreceram, descobriram os azulejos portugueses do século XIX. Então, escolhemos os azulejos pela durabilidade, escolhemos os azulejos por causa da tradição ibérica, mas também porque, pelo portal da Babilônia que está no Pergamon Museu, que é de mais ou menos 500 anos antes de Cristo, descobri que a origem dos azulejos é a Babilônia, é a Mesopotâmia e, coincidentemente ou providencialmente, melhor dizendo, é a fonte, a origem do judeu cristianismo, a terra de Abraão. Estamos fazendo revestimentos em azulejos e a nossa fé também tem a mesma raiz dos azulejos. Depois, para o resto de todas as paredes da Basílica, porque ela é muito grande, também houve discussões se se faria de gesso, de mármore, etc. E eu sempre optei pelo tijolinho, e o tijolo que é uma terracota é um material usado nos palácios, nos edifícios basilicais. Se você vai à Roma você vê os tijolos, é um outro tipo um pouco mais fino, mas estão lá. Então, para nós eu pensei na questão térmica e acústica, porque quando entram na Basílica nos fins-de-semana, aos domingos, 60 mil pessoas o calor é terrível. Então o tijolo é térmico, e o tijolo é também acústico, ele amortece o som, ele ajuda o som, não dá reverberação. Mas também tem uma outra questão que é a questão simbólica. A Virgem é feita de barro, terracota, barro cozido, que é um avermelhado, terra roxa como a gente diz no Brasil e nós também, os humanos, somos de barro. Então eu achei que havia uma ligação completa neste sentido. Por fim, foi decidido que faríamos todo o revestimento interno em tijolos. O tijolo também, depois de muitas décadas, vai se tornando a marca da Basílica de Aparecida.

Em todas as suas pinturas há muita simbologia e também se percebe o caráter pedagógico da sua obra. Poderia falar um pouco mais sobre as simbologias que usa?
O simbólico é a grande linguagem genial que os cristãos usaram, sobretudo no primeiro milênio. Todas as grandes religiões vivem através de uma linguagem artística simbólica. Por que simbólica? Porque corremos o risco de criar um ídolo. A arte é apenas um meio, ela não é a beleza, ela serve a beleza, a grande Beleza. Então a arte é um meio de comunicação, é como dizem os orientais, uma janela para o mistério. Então a linguagem simbólica é altamente importante e a simbologia que primeiro eu procuro usar na Basílica é a simbologia judaico-cristão, na história da escritura e da Igreja. Então, por exemplo, o peixe é fundamental, aliás, o peixe é fundamental não só no judaísmo, no cristianismo e agora também providencialmente na Basílica porque a Virgem aparece dentro de uma rede de pesca envolta por muitos peixes. Então existe um casamento providencial, misterioso em tudo isso. Depois, há outros símbolos: a árvore, a árvore da vida, a montanha, os próprios anjos, o pavão e os pássaros em geral, etc. Depois tem a linguagem simbólica também que é própria da linguagem universal do ser humano que são as formas geométricas. Elas são muito importantes porque falam no interior da gente sem nós sabermos porquê. Então elas podem tanto repousar como nos estressar. Por exemplo, se eu tenho uma forma cheia de bicos, de pontas eu tenho uma forma com muitas divisões. E a divisão é alguma coisa que me quebra. O quadrado, por exemplo, tem ponta. O quadrado simboliza o humano, nós somos limitados, nós somos quadrados, no sentido que a gente só vai para frente, para trás, para direita e para esquerda. O redondo, e toda forma que deriva do redondo, é uma forma que não tem ponta, não tem arestas, não tem quebras. Então você repousa nas formas mais arredondadas. Depois, também a simbologia brasileira, por exemplo, na forma da água. No altar circular, a pedra que é o Cristo bate na água, que se expande em direção aos quatro cantos do universo. E depois a gente tem que recorrer às formas da nossa cultura indígena e também de tradição negra, que são elementos que eu tenho colocado na Basílica. Dá para perceber que a simbologia é uma preocupação com o todo e eu tenho que falar não para mim, mas para o ser humano, e para o ser humano não desta geração, mas de todas as gerações. Por isso que a beleza, quando ela é bela de fato, bebe no essencial, e é atemporal. Hoje nós entendemos perfeitamente um ícone bizantino, nós entendemos perfeitamente uma arte românica, nós entendemos, e gostamos, mais que entendemos, apreciamos, nos deleitamos com uma forma indígena, com uma música do passado, e não estamos vivendo nem esses povos e nem estas músicas. Mas nós somos o mesmo ser humano que fala a mesma linguagem, que bebe na mesma fonte, que deriva da grande Beleza.

Qual é a coisa que você mais deseja comunicar trabalhando em um lugar tão importante para a fé do povo?
O que mais eu desejo comunicar são, me parece duas coisas que se fundem em uma só. Primeira coisa, que o centro da nossa vida cristã é o Cristo. Nós não temos outro centro, e é nEle que a gente encontra a vida nova. Hoje o homem do século XX e XXI não tem um centro. A sociedade tem milhares de centros, mas ela não orbita em torno de um centro. Os cristãos, por exemplo, orbitam, só têm um centro, sem o qual a gente perderia a razão de ser, que é Jesus Cristo. Então, quando faz algo, o homem cristão em qualquer profissão, não se coloca ele como o ídolo, o Titã, o grande, mas ele sabe que ele é um elemento que orbita juntamente com muitíssimos elementos, fazemos um único corpo. Aí está a genialidade do mistério da comunhão. Sem esse centro a comunhão se desfaz. Nós temos sempre que nos perguntar se o centro sou eu, ou se o centro é Jesus Cristo. Se é Jesus Cristo a coisa tem vida, caminha, se sou eu é limitada. O mistério da redenção faz com que a gente possa julgar a sociedade com outros olhos, partir sempre com olhos do Cristo. Então, esta centralidade no mistério do Cristo, a tal ponto que debaixo desta grande cúpula onde vamos ter a árvore da vida pende uma grande cruz com o Cristo. É uma cruz vazada, que já foi colocada sobre o altar. É uma cruz em aço, e a figura do Cristo está vazada. A minha idéia é esta: lá onde não tenho nada, tenho tudo. Porque onde eu não pus a imagem do Cristo, pus só a silhueta vazada, pois o Cristo vivo e invisível no nosso meio está lá presente. Depois, uma segunda coisa, em volta da Basílica, além de painéis em azulejo com o Evangelho, tem um pequeno detalhe: a flor de açucena. Apenas começamos a colocar e ela está interceptada a cada poucos metros onde tem uma coluna, por frutos da romã, outra coluna com uva e outra coluna com maçã. Então, nós temos aí a flor de açucena que é um atributo do Cântico dos Cânticos que o amado faz a amada, uma mulher vestida de açucenas. E açucena é um tipo de lírio, e os frutos são os atributos que a amada faz do amado. Os frutos são simbólicos: a uva corresponde ao mistério, a maçã corresponde ao amor e a romã corresponde a vida. Então, a idéia é que ali entra a comunidade cristã para rezar, é o corpus misticum, o corpo místico do Cristo. Este lugar é o lugar do esponsalício, do esponsal entre o Cristo e a sua amada que é a Igreja. Minha maior intenção é que o povo brasileiro ame a Igreja como esposa do Cristo, porque tenho a impressão que o devocionismo é muito grande e se leva uma vida de fetichismo mais do que de cristianismo verdadeiro. Digo isso sobretudo dentro da Igreja.

Você se percebe a serviço da comunidade que peregrina em Aparecida? O que implica isso para o seu trabalho?
O que mais me chamou atenção a vida toda do meu trabalho, não só agora, foi que se eu sou parte da comunidade cristã, sou um crente. Se eu não fosse um crente eu não aceitaria este trabalho. Então como um homem crente e como um artista que tem um dom, eu tenho que acolher este dom na plenitude. E um dos elementos deste dom é também o de estar mais próximo por natureza, pelo próprio dom, do sagrado, do Outro, do invisível. Eu não estou muito ligado ao mundo visível, ao mundo do cotidiano, do profano por natureza. Segundo, para eu que me sinto um homem pós-Vaticano II, e para o povo brasileiro, peregrino brasileiro, tem que entrar a Palavra, é a Palavra que gera carne, é a Palavra é a biblia pauperum. Eu não sou muito favorável aos devocionismos. O devocionismo chega a matar a própria fé, porque ele fica muito na unilateral e não expressa a comunhão eclesial. Enquanto a Palavra é aquela que nos alimenta, nos purifica e depois nos permite todos usarmos a mesma Palavra, sermos uma comunhão verdadeira. Aí também acho que entra essa preocupação pedagógica. O espaço educa, e é por isso que no espaço não se pode fazer qualquer coisa. No espaço temos que expressar a linguagem do Mistério que aí acontece. Então, por exemplo, o meu trabalho de arte na pintura ou na concepção artística é uma continuidade do que faz também a música, também as flores, etc, na liturgia. Eu sou um complemento da liturgia, sou um item na liturgia, e nós sabemos que na liturgia quem celebra não é o padre. O padre faz o seu ministério sacerdotal, que é um sacerdócio ministerial de serviço, mas precisa de nós, do povo de Deus que somos o ministério real desde o Batismo. Então somos todos que celebramos, E eu faço parte disso. Eu nasci, eu vivo, o meu berço é a Igreja. E a Igreja tem grandes homens, desde os Padres da Igreja, como Santo Agostinho, Santo Atanásio, São Gregório de Naziazeno, São Leão Magno, Santo Ambrósio e outros depois, mulheres santas, e até neste último século Edith Stein e Teresa de Calcutá. No meu caso particular, Dom Giussani e padre Francesco Ricci. Eles foram homens que sempre me animaram para a arte, aliás, até hoje penso que sou artista primeiro pelo dom e segundo pelo incentivo destes homens e da própria tradição da Igreja. A Igreja é uma beleza porque tem certeza que Cristo já nos salvou. A beleza não está no traço estético, mas está naquilo que também fundamenta a beleza. O Senhor da beleza, é ele que fundamenta tudo que somos e fazemos. Se um artista não é crente, vai ser um grande artista, mas não vai passar a força do Espírito na arte, e isso é muito importante. Aliás, é o grande drama do artista que trabalha com Arte Sacra. É o Espírito que tem que passar na forma, na matéria, na cor, no som: este é o meu grande drama sempre. Uma forma, uma maneira, que é a maneira cristã de ser, passa através da ascese, da oração contínua. Acredito que um bom artista sacro cristão deve ser um homem de discrição, que viva da extrema simplicidade e essencialidade da vida.

Na Universidade Católica de Milão foi feito um estudo há pouco tempo em que se demonstrou que a construção do Duomo de Milão foi financiada em 84% pelo povo e apenas 16% pelos príncipes e pelos ricos mercadores. Como está sendo em Aparecida?
É a mesma coisa em Aparecida. A Sagrada Família de Gaudì em Barcelona, na Espanha, é feita com o dinheiro que os turistas pagam na bilheteria na entrada. A Basílica de Aparecida está sendo construída pelo povo brasileiro com o seu dinheirinho. Eu acabo de pintar um painel de 20m de comprimento por 2m de altura no hall da torre do elevador, que eu chamo de painel da Virgem Mãe dos Peregrinos. Ali estão todos os peregrinos: caboclos, aleijados, cegos, rapaz de bicicleta, homem a cavalo, todos se dirigem à Virgem. E os últimos dois que estão na extrema ponta são o Papa João Paulo II e o Papa Bento XVI, que também se dirigem à Virgem rumo a Basílica. Interessante que enquanto eu estava pintando o painel, e isso levou quase três meses, um dia eu estava conversando com a irmã que fica no serviço de informações e recebe uma ou outra coisa, e de repente chega uma velhinha bem caipira do sul de Minas e deu a ela um envelope e disse: “irmã, aqui está o dinheirinho que eu juntei da venda das minhas galinhas e da venda dos ovos das galinhas durante dois anos: é para a Mãe Aparecida”. Então, imediatamente, eu a coloquei no painel também. Ela está carregando um cesto de galinhas. Em Aparecida eu vejo gente que tem dinheiro para oferecer 1, 2, 3 tijolinhos, mas de repente eu já vi um senhor ir doar dois caminhões de tijolos. Bonito isso! E também a Basílica tem muitas confissões, ela é muito procurada para confissões, com 30 padres diariamente à disposição. Uma vez o padre Darci me disse que o maior milagre não se vê, que é a conversão dos corações.

Além de Aparecida, qual outro trabalho está desenvolvendo agora?
Eu estou trabalhando também em Helfta agora. Estamos fazendo uma bonita capela moderna com as ruínas dentro, onde apareceu misticamente o Cristo a Santa Gertrudes. E ela é a primeira mulher que fala no coração de Jesus, diferente de Santa Maria Margarida Alacoque quando, séculos depois, se espalhou uma devoção ao coração de Jesus de maneira errônea, em que a devoção ao coração de Jesus é simplesmente uma reparação: eu me sacrifico, vou fazer as orações para reparar o pecado do mundo, por exemplo. E isso é um erro fundamental, teologicamente falando, porque Jesus Cristo já morreu por tudo isso, eu jamais posso substituir Jesus Cristo. Então, ela nunca fez isso, Santa Gertrudes. Faz só 7 ou 8 anos que os alemãs conseguiram comprar este terreno novamente, porque Helfta está no lado oriental que era comunista no passado recente e fizeram um belíssimo mosteiro de monjas cistercienses, pois Santa Gertrudes também era beneditina cisterciense. E hoje ônibus e ônibus vão a Helfta para ajudar no mosteiro, só para rezar a Laudes, as Vésperas e os Ofícios com as monjas, e ajudam economicamente também, ficam lá com as monjas 3, 4, 5 dias e querem fazer de Helfta, desta devoção ao coração de Jesus, o centro da Alemanha. Porque Alemanha tem vários centros de peregrinação, mas querem fazer deste o principal centro, e nesta bonita e grande capela, muito moderna, muito atual, muito contemporânea, há um grande vitral moderno que fiz onde tem só a silhueta do Cristo que se funde com a silhueta de Gertrudes, e o coração dos dois é o mesmo coração porque, ela dizia, “o meu coração tem que ser o mesmo do dEle”. Enquanto a gente não mudar o coração da gente no coração dEle, Ele não se renova no homem novo. O bonito é isso, que não há uma genialidade minha. No momento em que faço um trabalho como esse de Santa Gertrudes, é o momento que Deus me dá para beber nestas fontes. Então, na realidade eu me converto um por cento e os outros noventa e nove é Deus que me converte.


Claudio Pastro nasceu em São Paulo, em 1948. Depois de estudar Ciências Sociais, freqüentou a Academia de Arte na França, Espanha, Itália, México e Brasil. É considerado o mais significativo artista sacro brasileiro e já realizou projetos em mais de 200 igrejas, capelas e colégios no Brasil, como também na Alemanha, Argentina, Bélgica, Itália e Portugal. Em 1988, recebeu o prêmio de Arte da Missio, em Aachen, Alemanha, pelo Calendário Litúrgico de 1989. Em 1990, pintou o grande painel em tecido “A Evangelização da América Latina” para a Adveniat, em Essen, Alemanha, onde projetou também, em 1995, a capela da Adveniat.

Nos últimos anos, projetou e realizou a capela da CNBB em Brasília - DF, entre 1998 e 2002. A pedido da Comissão Pontifícia para a América Latina, criou o ícone oficial de Cristo para o ano jubilar de 2000. Atualmente é o responsável pela arte na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida e pela Capela de Santa Gertrudes em Helfta (Alemanha).

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página