Vai para os conteúdos

Passos N.83, Junho 2007

DESTAQUE – O Papa no Brasil

A simplicidade das questões fundamentais

por Francisco Borba

E o Papa ganhou o jogo! Esse é o sentimento de quem acompanhou as pessoas antes, durante e depois de sua visita ao Brasil. Apesar de todas as críticas da mídia, dos protestos escandalizados que suas palavras suscitaram, Bento XVI conseguiu aquilo que aparentemente desejava. Os católicos brasileiros tiveram um grande momento de empatia com ele, os jovens responderam positivamente à sua mensagem e até a mídia contrária acabou se rendendo ao fato de que ele era a notícia, o fato por excelência, nesse período.


Bento XVI quase não falou sobre aborto, mas a partir de umas poucas palavras ditas em termos gerais, mídia e representantes do governo se lançaram numa feroz batalha em defesa do aborto. No final, indo contra todas as opiniões dadas pela mídia, o Presidente da República deu declarações contemporizando e diminuindo a imagem de apoio irrestrito do executivo ao aborto. O Papa também falou pouco sobre moral sexual e castidade. Um ou dois parágrafos em várias horas de pronunciamentos. Mas a juventude católica saiu reforçada na convicção do respeito à vida e ao corpo do outro e de viver uma sadia relação com a própria sexualidade. A mídia o considerava conservador, reacionário e sem carisma, mas acabou saudando-o como um líder moral e intelectual com o qual é obrigatório se confrontar.

O que terá acontecido? Na prática, a vinda de Bento XVI acabou confirmando a importância da Igreja Católica no processo de constituição da nossa identidade cultural e social. Por isso, havia essa necessidade de apoiá-lo ou contrapor-se a ele – não houve a possibilidade de indiferença diante de sua passagem. Mas, além disso, ele demonstrou que a verdade é sempre uma provocação lançada a todos. As pessoas sinceras não puderam deixar de se confrontar com as palavras e os acontecimentos que cercavam a vinda do papa.

Nas próximas páginas estão apresentados alguns depoimentos que demonstram como as pessoas viveram a provocação deste grande encontro. A seguir, alguns trechos dos pronunciamentos de Bento XVI, organizados por temas.

O que nos disse o Papa? Qual o sentido de suas palavras? No conjunto, elas mostram o encontro com Cristo como um acontecimento fascinante, que corresponde ao desejo profundo do coração do homem e que constrói uma cultura capaz de acolher verdadeiramente a pessoa humana. Além disso, insistem na importância de que esse acontecimento seja vivido dentro de uma postura de caridade e compromisso social que lança os cristãos no trabalho pela construção de estruturas mais justas na sociedade, ainda que nenhuma estrutura possa garantir a justiça e o bem, pois essa é uma luta pessoal que permanecerá para sempre no coração do homem.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página