Vai para os conteúdos

Passos N.114, Abril 2010

CHAGALL - Cartaz de Páscoa

Uma grande festa

por Giuseppe Frangi
Marc Chagall, <em>O filho pródigo</em>, 1975-76. Coleção Privada, St. Paul de Vence (França).  © Fotografia: Paris/Scala, Florença.
Marc Chagall, O filho pródigo, 1975-76. Coleção Privada, St. Paul de Vence (França). © Fotografia: Paris/Scala, Florença.

Marc Chagall nasceu em Vitebsk, na atual Bielorrússia, em 1887. Quando pintou este quadro, em 1975, já era um homem de quase 90 anos. No entanto, a memória dos anos felizes vividos quando jovem pareciam ainda vibrar com um frescor intocado pelo tempo. Chagall nasceu em uma família judia, e teve uma educação religiosa marcada pelo Chassidismo, um movimento clerical nascido na Europa Central no século XVIII. É uma característica que permaneceu nele durante toda sua vida e que lhe deu aquele olhar alegre e quase fantasioso sobre a vida. Assim, em seus 90 anos, ambienta esta representação do Filho Pródigo tendo como fundo um vilarejo em festa, como devia ser sua Vitebsk nos anos felizes de sua juventude. Toda a comunidade, alinhada como se fosse um público chamado a um espetáculo de rua, participa da alegria pelo retorno do filho que se acreditava perdido e pela acolhida que o pai lhe oferece. O pai abraça o filho que parece uma criança, apoiando a cabeça sobre seu peito. Até o sol parece dilatar-se pela felicidade. E o grande pássaro, vermelho e empolado, é o símbolo desta felicidade incontida. Chagall também está feliz, auto-retratado no canto inferior direito. Se o observamos, descobrimos um olhar de eterna criança. De fato, certa vez, escreveu: “A arte é como uma criança boa. Não há escola para isso. Não é preciso procurar desenhar bem ou pintar bem. Não sou um profissional”.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página