Vai para os conteúdos

Passos N.76, Setembro 2006

DESTAQUE - MEETING 2006

O que é o Meeting de Rímini

pela redação

Com uma participação média de 700 mil pessoas por ano, o Meeting de Rímini – que acontece todos os anos, desde 1980, durante uma semana da segunda metade do mês de Agosto – é o festival de verão europeu mais freqüentado do mundo. O evento é feito de encontros, mostras culturais, espetáculos musicais e artísticos. Em 2006, a 27ª edição com o tema “A razão é exigência de infinito e culmina no suspiro e no pressentimento de que este infinito se manifeste” teve 120 encontros que somaram mais de 400 palestrantes provenientes de todo o mundo, 18 espetáculos, 12 mostras culturais e 10 torneios esportivos.
Apesar da variedade de temas, a presença do público em cada encontro gira em torno de uma média extraordinária de 5 a 10 mil pes-soas. Esse número se mantém, seja nos encontros culturais, freqüentemente de nível universitário e pós-universitário, como, por exemplo, sobre a História da Arte, Teologia, Filosofia e Ciência.
Com exceção de um pequeno núcleo de sete pessoas que trabalha em tempo integral durante todo o ano na sua preparação, o grande festival de Rímini é organizado, preparado, gerenciado e, depois, desmontado com o trabalho de voluntários. Em 2006, foram 3 040 voluntários, na maioria jovens universitários, que chegaram de toda a Itália e de outros dez países, dos Estados Unidos ao Cazaquistão. O número de pessoas que se oferece gratuitamente para o trabalho é sempre superior às necessidades. Só esse fato bastaria para fazer do Meeting de Rímini um evento relevante de repercussão internacional. Um outro elemento de interesse por tal evento se dá pela formação do Meeting de Rímini ser inspirada de modo explícito na visão católica do mundo, fruto da iniciativa de pessoas e grupos que vivem a experiência cristã do Movimento ‘’Comunhão e Libertação’’.
Portanto, na raiz do Meeting está uma visão do mundo certamente não majoritária na cultura do nosso tempo; e sobretudo uma cultura que, no melhor dos casos, a considera “específica” e incapaz de universalidade. Mas ao contrário, o Meeting tem o objetivo de ser um lugar onde a fé cristã “grita a todo o mundo a paixão pelo humano que lhe é própria”.
Acima de qualquer diferença, não com uma dúvida comum, mas com uma comum condição humana, está na base do pacífico encontro e diálogo entre as várias pessoas e as várias experiências. Ter encontrado algo que se reconhece como radicalmente certo, de fato não fecha a pessoa, mas a abre a um desejo de descoberta e de reconhecimento de tudo o que existe de bom e de bonito, segundo o convite de São Paulo: “Avaliai tudo e ficai com o que tem valor”. Então a razão, indispensável instrumento do eu, certa da sua guia, torna-se uma porta continuamente aberta ao Mistério, àquele algo que se pressente, mas cujos conteúdos lhe fogem: sobre aquele “imprevisto” que, como dizia o poeta Montale em um famoso verso, “é a única esperança”.
O Meeting de Rímini é um lugar no qual – mesmo na forma extraordinária e paradigmática da festa – se constrói e se vive em um horizonte cultural diferente daquele que predomina hoje no Ocidente, se busca situar a experiência e a condição do homem contemporâneo em tal horizonte e, como prova, oferece a todos os resultados. Neste sentido, o Meeting de Rímini é uma realidade interessante para qualquer pessoa atenta, vivaz e curiosa, qualquer que seja a sua visão do mundo.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página