Vai para os conteúdos

Passos N.76, Setembro 2006

DESTAQUE - MEETING 2006

Razão, infinito, suspiro, pressentimento

por Marco Bona Castellotti

O porquê de um título

O título desta 27ª edição do Meeting é a citação textual, embora abreviada, de uma passagem do discurso aos universitários pronunciado por Dom Giussani em 1992. A frase completa é: “A razão é exigência de infinito, é a inevitável afirmação da sua existência, e culmina no suspiro e no pressentimento de que esse infinito se manifeste”.
As palavras-chave aí são razão, infinito, suspiro e pressentimento.
No mesmo texto, contra certas posições que gostariam de fazer da razão a unidade de medida de todas as coisas, Dom Giussani diz que “o último passo da razão, vivida em seu original dinamismo, é a percepção do Mistério, o reconhecimento da existência do Mistério”.
A propósito da relação que liga o homem e a sua racionalidade ao Mistério, somos socorridos ainda por Dom Giussani, quando afirma: “A liberdade é como um grande respiro, um amplo e profundo respiro, que toma consistência mesmo vivendo em espaços estreitos, porque o horizonte do homem está na relação com as coisas e com o infinito”.
Mas qual é a força que leva a razão a ir “sempre além”? Encontramos uma resposta muito eloqüente na encíclica Fides et Ratio: é o desejo de verdade. “A razão é, por sua natureza, orientada para a verdade”. Assim, aquele que vive para a verdade “tende para uma forma de conhecimento que se inflama cada vez mais de amor por aquilo que conhece”.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página