Vai para os conteúdos

Passos N.75, Agosto 2006

CULTURA - SÃO BENTO

A busca da Santidade

por Isabella S. Alberto

“Em um só corpo”, Mostra sobre a vida de São Bento, foi apresentada na Zona Leste de São Paulo. A beleza da vida de um Santo como uma experiência que é possível hoje.

No dia 11 de julho deste ano, quando a Igreja comemorou
a festa de São Bento, a comunidade São Francisco de Ermelino Matarazzo assistiu a apresentação da Mostra de São Bento, “Em um só corpo”, anteriormente exposta no Meeting de Rímini de 2004. Esta iniciativa fez parte da semana da juventude e foi coordenada pelos jovens trabalhadores e colegiais do Movimento Comunhão e Libertação de São Paulo.
A apresentação da Mostra nasceu do desejo de padre Ticão de levar para a sua paróquia um pouco da beleza que havia visto em Rímini. Como primeira ação, nomeou o salão da sua igreja de São Bento e colocou ali uma pintura do Santo. Depois, pediu que a Mostra fosse preparada e apresentada pelos jovens, como ele tinha visto no Meeting. O resultado foi um evento muito bonito, com a participação de 200 jovens que assistiram a abertura da Mostra em uma noite fria de terça-feira, e diversos outros jovens e adultos que foram vê-la com calma no domingo à tarde.
Para essa preparação os jovens contaram com a ajuda de Ubiratan Silva – Bira –, arquiteto e apaixonado pela vida beneditina. Durante seis meses eles realizaram vários encontros na paróquia São Francisco e na casa de Selma, onde estudaram juntos a história da época em que viveu São Bento e a vida do Santo. Bira relata: “Foi muito interessante trabalhar como preparador da Mostra porque pude reavivar os meus estudos sobre os beneditinos e re-contextualizar o que significa São Bento pra mim. Só é interessante fazer uma Mostra como essa porque entendo que São Bento foi uma pessoa que viveu tão intensamente o presente do seu tempo – o trabalho, a oração, a educação e o relacionamento com os outros monges – e disso veio a sua Santidade. E por isso a cultura da Europa foi alterada. E hoje é possível fazer a mesma experiência vivendo a comunidade cristã”.
Outra pessoa importante na preparação da Mostra foi Gislaine Viera, que também acompanhou os meninos nessa aventura de conhecimento: “Pra mim, preparar essa Mostra foi um grande desafio, mas foi uma grande oportunidade para conhecer mais sobre a vida de São Bento, que eu conhecia pouco; depois, foi uma ocasião de fazer uma experiência maior de companhia e amizade entre nós que preparamos juntos: estudamos e até fomos visitar o Mosteiro de São Bento, no centro da cidade, que muitos não conheciam”.
Padre Ticão ficou muito grato pelo trabalho realizado e no final da abertura da Mostra pediu para que todos se reunissem novamente para dizer algumas palavras: “São Bento colocava a questão da beleza, que nas coisas belas nós encontramos a presença de Cristo... Com essa Mostra vemos a maravilha da Boa Nova de Jesus fazendo parte da nossa vida, não só aos domingos, mas nas 24 horas do dia”. Foi por amor a essa beleza que padre Ticão pediu que, no início e no final da apresentação, fossem executados alguns cantos gregorianos, em latim, o que foi uma grande novidade para a maioria dos presentes.
Todos os que se envolveram no gesto, seja na preparação do salão, seja trabalhando como guia da exposição, ficaram tocados pela experiência que fizeram. Para Júlia, por exemplo, conhecer mais a história de São Bento e tomar conhecimento da Regra que diz ora et labora, permitiu a essa jovem começar uma experiência de oração no trabalho, o que lhe possibilitou atravessar as dificuldades.
Para finalizar o encontro, padre Ticão convidou todos os presentes a conhecer melhor o carisma do Movimento Comunhão e Libertação, indicando os dias e horários dos dois grupos que se reúnem naquela região, contando um pouco da história do Movimento e afirmando: “Eu tive oportunidade de participar durante três dias do Meeting de Rímini no ano passado, que é uma semana de encontros promovidos pelo Movimento, onde se vão trabalhando diversos temas ligando a fé à vida. Dom Giussani, no seu anúncio, foi mostrando aos jovens, que hoje formam o Movimento com as suas famílias, o encanto de Jesus. Assim como hoje estamos falando sobre a vida de São Bento, daqui a algum tempo também vamos ter um novo Santo na Igreja, que é o Dom Giussani, pelo seu testemunho e por essa história belíssima que ele deixou”.

A Mostra “Em um só corpo”, sobre a vida de São Bento, está à disposição para ser apresentada em escolas e paróquias. Maiores informações na Secretaria Nacional do Movimento Comunhão e Libertação.
Tel: (31) 3421.1538 / E-mail: clbhsec@terra.com.br

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página