Vai para os conteúdos

Passos N.74, Julho 2006

EXPERIÊNCIA - RIO DE JANEIRO | EDUCAR É UM RISCO

Educação enraizada na vida

por Viviane Silva

Apresentação pública do livro "Educar é um Risco" de Luigi Giussani. O dilatar-se de uma experiência educativa

"Nós queremos – e é este o nosso objetivo – libertar os jovens: libertar os jovens da escravidão mental, da homologação que os torna mentalmente escravos dos outros.” Esta afirmação de Dom Luigi Giussani marcou a dinâmica da apresentação do seu livro Educar é um Risco, dia 1º de junho, no Rio de Janeiro.
O evento atraiu mais de 300 pessoas ao auditório do Colégio do Sagrado Coração de Maria, entre educadores, famílias e estudantes, além do reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Nival Nunes de Almeida. A mesa redonda foi composta pelo Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, pelo Bispo de Petrópolis e responsável pela Educação no Regional Leste 1 da CNBB, Dom Filippo Santoro, e pela Diretora do Colégio Sagrado Coração de Maria, professora Isabel Cristina de Carneiro de Andrade Aglio.
Na apresentação, a Coordenadora de Educação Religiosa da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, professora Valéria Gomes Lopes, pontuou as principais idéias do livro. Entre elas, citou a importância de um educação crítica: perguntar-se se uma coisa é verdadeira ou não deve ser igual a duvidar dela, antes de verificá-la até o fundo. Valéria também compartilhou um pouco de sua experiência de educadora, testemunhando como a proposta educativa de Dom Giussani possibilita um maior entendimento da sua própria pessoa e da humanidade de seus alunos.
Arnaldo Niskier enfatizou a desestruturação da família como um dos fatores desencadeadores da atual crise de valores na sociedade, e, especialmente, entre os jovens: “Pesquisas mostram que a delinqüência juvenil está amplamente relacionada a distúrbios familiares”.
Dom Filippo Santoro retomou a experiência do encontro com Dom Giussani, dando um exemplo da forma como os pais e educadores devem ensinar os valores fundamentais a seus filhos e alunos: “No seminário, meus professores eram grandes especialistas na doutrina da Igreja. Mas o encontro com aquele homem tornou essa doutrina muito mais bela e atraente: ele me mostrava como o cristianismo correspondia à minha pessoa, que o conteúdo da doutrina era fascinante, pois tinha a ver com a vida”.
Encerrando o encontro, a professora Isabel Cristina apresentou a importância da educação integral, para o trabalho e para vida, ressaltando ainda o papel da escola católica neste cenário.
Educar é um Risco tem sido apresentado publicamente em diversas cidades, buscando divulgar a experiência educativa de Dom Giussani, e também formar grupos de educadores que se ajudem na tarefa que lhes foi confiada. Outros encontros foram realizados no dia 2 de junho em Petrópolis e 15 de julho em São Paulo.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página