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Passos N.72, Maio 2006

DOCUMENTO - BENTO XVI

Jesus vive e chega a mim por meio da fé e do Batismo

por Bento XVI

Homilia do Santo Padre Bento XVI na Vigília Pascal. Basílica Vaticana, Sábado Santo, 15 de abril de 2006

“Procurais Jesus, o Crucificado. Não está aqui: ressuscitou” (Mc 16, 6). Deste modo o mensageiro de Deus, revestido de luz, se dirige às mulheres que vão ao túmulo procurar o corpo de Jesus. Mas, nesta noite santa, o evangelista diz o mesmo a nós: Jesus não é um personagem do passado. Ele está vivo, e como vivente caminha à nossa frente; chama-nos para segui-Lo e encontrar, deste modo, também nós o caminho da vida.
“Ressuscitou… Não está aqui.” A primeira vez que Jesus falou da cruz e da ressurreição aos discípulos, estes, enquanto desciam do Monte da Transfiguração, interrogavam-se o que queria dizer “ressuscitar dos mortos” (Mc 9, 10). Na Páscoa, alegramo-nos porque Cristo não ficou no sepulcro, o seu corpo não conheceu a corrupção; pertence ao mundo dos vivos, não ao dos mortos. Alegramo-nos porque Ele é o Alfa e simultaneamente o Omega, e portanto a sua existência não é apenas de ontem, mas de hoje e por toda a eternidade (cf. Hb 13, 8). Todavia, a ressurreição está tão fora do nosso horizonte, tão longe da nossa experiência, que nós mesmos ainda continuamos a discussão dos discípulos: em que consiste propriamente o “ressuscitar”? Que significado tem para nós, para o mundo e a história no seu todo? Uma vez, um teólogo alemão afirmou ironicamente que o milagre de um cadáver reanimado – se é que isso verdadeiramente se verificou, fato em que ele não acreditava – seria, tudo somado, irrelevante precisamente porque não nos diria respeito. Com efeito, se uma pessoa tivesse sido reanimada apenas uma vez e nada mais, de que modo isso teria a ver conosco? Mas, a ressurreição de Cristo é exatamente algo mais, é uma realidade diversa. É – se nos é permitido por uma vez usar a linguagem da teoria da evolução – a maior “mutação”, o salto absolutamente mais decisivo para uma dimensão totalmente nova, como nunca se tinha verificado na longa história da vida e dos seus avanços: um salto para uma ordem completamente nova, que tem a ver conosco e diz respeito a toda a história.

Jesus não está mais no sepulcro
A discussão, que teve início com os discípulos, abordaria as seguintes questões: O que aconteceu com Ele? Que significado tem isso para nós, para o mundo no seu todo e para mim pessoalmente? Antes de mais nada: o que aconteceu? Jesus não está mais no sepulcro. Está numa vida inteiramente nova. Mas, como foi possível acontecer isso? Que forças intervieram lá? Decisivo é o fato de que este homem Jesus não estava só, não era um eu fechado em si mesmo. Ele era um só com o Deus vivo, unido de tal modo a Ele que formava com Ele uma única pessoa. Encontrava-Se, por assim dizer, num abraço com Aquele que é a própria vida, um abraço não apenas sentimental, mas que englobava e penetrava o seu ser. A sua própria vida não era apenas dEle, mas era uma comunhão existencial com Deus e um ser inserido em Deus, e por isso não podia realmente ser-Lhe tirada. Por amor, pôde deixar-se matar, mas precisamente assim rompeu o caráter definitivo da morte, porque nEle estava presente a dimensão definitiva da vida. Ele era um só com a vida indestrutível, de modo que esta, por meio da morte, desabrochou de novo. Partindo de um outro lado podemos exprimir a mesma coisa uma vez mais. A sua morte foi um ato de amor. Na Última Ceia, Ele antecipou a morte e transformou-a no dom de Si mesmo. A sua comunhão existencial com Deus era, em concreto, uma comunhão existencial com o amor de Deus, e este amor é a verdadeira força contra a morte, é mais forte do que a morte. A ressurreição foi como que uma explosão de luz, uma explosão do amor que desfez o nó até então indissolúvel entre “morre e transforma-se”. Aquela inaugurou uma nova dimensão do ser, da vida, na qual, de modo transformado, se integrou também a matéria, e por meio da qual surge um mundo novo.
É claro que este acontecimento não é um milagre qualquer do passado, cuja realização ou não, no fundo, nos pudesse ser indiferente. É um salto de qualidade na história da “evolução” e da vida em geral para uma nova vida futura, para um mundo novo que, a começar de Cristo, incessantemente penetra já neste nosso mundo, o transforma e o atrai a si. Mas, como se verifica isto? Como pode este acontecimento chegar efetivamente até mim e atrair a minha vida para si e para o alto? A resposta, à primeira vista talvez surpreendente, mas totalmente real, é: tal acontecimento chega até mim por meio da fé e do Batismo. Por isso, o Batismo faz parte da Vigília Pascal, como se evidencia também nesta celebração com a administração dos Sacramentos da Iniciação cristã a alguns adultos originários de vários países. O Batismo significa precisamente isto: que não está em questão um fato do passado, mas que um salto de qualidade da história universal chega até mim envolvendo-me para me atrair. O Batismo é algo muito diverso de um ato de socialização eclesial, de um rito um pouco fora de moda e complicado para acolher as pessoas na Igreja. É também mais do que uma simples lavagem, do que uma espécie de purificação e embelezamento da alma. É realmente morte e ressurreição, renascimento, transformação em uma vida nova.
Como podemos compreendê-lo? Penso que será mais fácil de esclarecer o que acontece no Batismo se formos ver a parte final da breve autobiografia espiritual, que São Paulo nos ofereceu na sua Carta aos Gálatas. De fato, as suas palavras conclusivas encerram o núcleo desta biografia: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gal 2, 20). Vivo, mas já não sou eu. O próprio eu, a identidade essencial do homem – deste homem, Paulo – foi modificada. Ele existe ainda, e já não existe. Atravessou um “não” e encontra-se continuamente neste “não”: Eu, mas já “não” eu. Com estas palavras, Paulo não descreve qualquer experiência mística que porventura lhe tivesse sido concedida e que poderia interessar-nos, quando muito, sob o ponto de vista histórico. Não, esta frase é a expressão do que aconteceu no Batismo. O meu próprio eu me é tirado e inserido em um novo sujeito maior. Tenho de novo o meu eu, mas agora transformado, trabalhado, aberto por meio da inserção no Outro, no qual adquire o seu novo espaço de existência. Paulo explica-nos sobre isso novamente quando fala da “promessa” dizendo que esta foi feita no singular – a um só: a Cristo. Só Ele traz consigo toda a “promessa”. Mas o que é feito então de nós? Vocês se tornaram um em Cristo – responde Paulo (Gal 3, 28). Não uma coisa só, mas um, um único, um único sujeito novo. Esta libertação do nosso eu do seu isolamento, este encontrar-se em um novo sujeito é encontrar-se na imensidão de Deus e ter sido arrebatado para uma vida que saiu, já agora, do contexto do “morre e transforma-se”. A grande explosão da ressurreição nos agarrou no Batismo para nos atrair. Deste modo ficamos associados a uma nova dimensão da vida, na qual nos encontramos já de algum modo inseridos, mesmo no meio das tribulações do nosso tempo. Viver a própria vida como um contínuo entrar neste espaço aberto: tal é o significado do ser batizado, do ser cristão. É esta a alegria da Vigília Pascal. A ressurreição não passou, a ressurreição alcançou-nos e agarrou-nos. A ela, isto é, ao Senhor ressuscitado nos agarramos, sabendo que Ele nos segura firmemente, mesmo quando as nossas mãos se debilitam. Nós nos agarramos à sua mão, e assim seguramos também as mãos uns dos outros, tornamo-nos um único sujeito. Eu, mas já não eu: tal é a fórmula da existência cristã fundada no Batismo, a fórmula da ressurreição dentro do tempo. Eu, mas já não eu: se vivemos deste modo, transformamos o mundo. É a fórmula que contrasta todas as ideologias da violência, e o programa que se opõe à corrupção e à ambição do poder e do possuir.

A comunhão com Ele
“Eu vivo, e vós vivereis” – diz Jesus no Evangelho de João (Jo 14, 19) aos seus discípulos, isto é, a nós. Viveremos pela comunhão existencial com Ele, mediante o estar inseridos nEle, que é a própria vida. A vida eterna, a bem-aventurada imortalidade, não a possuímos por nós mesmos nem a temos em nós mesmos, mas sim por meio de uma relação – por meio da comunhão existencial com Aquele que é a Verdade e o Amor e, conseqüentemente, é eterno, é o próprio Deus. A mera indestrutibilidade da alma não poderia por si só dar um sentido a uma vida eterna, não poderia torná-la uma vida verdadeira. A nossa vida vem do ser amados por Aquele que é a Vida; vem do viver com Ele e de amar com Ele. Eu, mas já não eu: é este o caminho da cruz, o caminho que “cruza” uma existência fechada apenas no eu, abrindo assim precisamente a estrada para a alegria verdadeira e duradoura.
Deste modo podemos, cheios de alegria, juntamente com a Igreja cantar no Exsultet: “Exulte de alegria a multidão dos anjos (…). Rejubile também a terra”. A ressurreição é um acontecimento cósmico, que engloba céu e terra e os associa um ao outro. E ainda com o Exsultet podemos proclamar: “Jesus Cristo vosso Filho (…), ressuscitando dentre os mortos, iluminou o gênero humano com a sua luz e a sua paz e vive glorioso pelos séculos dos séculos”. Amém!

© Copyright 2006 - Libreria Editrice Vaticana

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

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