Vai para os conteúdos

Passos N.71, Abril 2006

DESTAQUE - 20 anos da CdO

Uma amizade para o bem de todos

por Enrico Novara

A questão de como sustentar uma empresa nos dias de hoje e como recuperar o valor das obras sociais. Uma rede de relacionamentos que se estende pelo Brasil e a América Latina

Existe um fio conduto que liga as iniciativas da CdO que nasceram e se multiplicaram nestes 20 anos, chegando a diferentes cidades do Brasil, desde São Paulo até Manaus: o desejo de uma proposta significativa para a vida. Uma proposta para a vida de quem se encontra e para a vida de quem começa a trabalhar junto com ele. É aquela mesma proposta significativa para a vida que nos alcançou por meio de Dom Giussani. Nem mais nem menos! É exatamente essa proposta que se aprofunda na companhia de quem permanece e que se especifica e se dilata no risco de quem assume a obra para si.
As diversas obras da CdO se confundem com a história de quem as começou e apresentam dimensões parecidas entre si. Em primeiro lugar o risco pessoal de quem aceitando essa proposta quis assumir descobrir a beleza, a verdade e a felicidade de comunicá-la, ficando próximo das necessidades que encontrava. Em segundo lugar a extraordinária característica que cada obra carrega que é a preocupação educativa. Independentemente do âmbito específico de atuação, as iniciativas nascidas nestes anos, descobriram, antes ou depois, por caminhos simples ou tortuosos, que a verdadeira novidade está na origem: comunicar uma proposta que responda à necessidade mais verdadeira do homem e que por isso também ilumina os aspectos particulares do trabalho, em seu âmbito técnico específico.
Por esta razão, as obras representam um fato no próprio contexto onde estão inseridas e no território em que atuam. Um fato que se encontra e que não pode ser evitado. Tantos fatos que se dilatam, que nestes anos tiveram o reconhecimento de sua eficiência por meio de premiações à nível nacional como as dadas à Casa Novella de Belo Horizonte, ao Cren de São Paulo e ao Projeto Ribeira Azul de Salvador. Obras que respondem às necessidades concretas como a de trabalho para os jovens, instrução para menores, serviços de Saúde Pública. Obras que obtêm parcerias com sujeitos públicos e privados para realizar projetos a favor dos mais pobres, que inventam formas mútuas de ajuda entre os profissionais.
Há três anos, em outubro de 2003 no Rio de Janeiro, o I Encontro Latino-Americano da CdO marcou o início de uma modalidade estável de ajuda entre obras do mesmo setor de diferentes partes do mundo.
______________________________________________________________
Companhia das Obras
www.cdo.org.br

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página