Vai para os conteúdos

Passos N.69, Fevereiro 2006

EDITORIAL

No início do ser cristão, um acontecimento

“No início do ser cristão não há uma decisão ética ou uma grande idéia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá à vida um novo horizonte e, com isso, a direção decisiva”. Nas primeiras linhas da sua primeira encíclica, divulgada recentemente, Deus caritas est, Bento XVI coloca essas palavras. Com elas, prepara a abordagem de um tema grandioso e polêmico: o amor de Deus e o amor entre os homens.

Um novo horizonte, uma direção decisiva: eis o que significou, para muitos, o encontro com a fé cristã anunciada e testemunhada por um sacerdote apaixonado e paciente. Há um ano da morte de Dom Giussani, vemos essa descrição do ser cristão como uma forte referência à experiência de fé que, graças ao testemunho dele, tantas pessoas também fizeram.

A frase do Papa não se refere só ao passado. O início do ser cristão assinala não só aquele ponto na nossa vida em que aconteceu uma coisa importante e provocou uma mudança. Refere-se também às condições do hoje, do dia a dia: é o início no sentido do primeiro movimento de autoconsciência. E para quantos de nós o início teve a forma do encontro com Dom Giussani! Com ele, com o Movimento iniciado por ele. Esse é um motivo de comovida gratidão, que não diminui com o passar do tempo; ao contrário, cresce com a sucessão dos dias e enriquece a vida com a passagem das provações e as descobertas.

A verdade não teme o tempo. E a verdade do cristianismo – como se enfatiza na abertura da Encíclica – não é uma idéia, ainda que boa. A verdade é que Alguém aconteceu em nossa vida. Nada de mais atraente nos aconteceu do que a surpresa de descobrir aquilo que o Papa acaba de nos lembrar: o divino que se faz carne e sangue, acontecimento de pessoas, experiência de povo. Nenhuma idéia, por genial que seja, e nenhuma aspiração, por mais sincera, podiam imaginar tal envolvimento de Deus com os homens, tal amor por nós.

Como o cristianismo teve início com o aparecimento, no cenário do mundo, de um homem, Jesus de Nazaré, do mesmo modo ele começa novamente cada dia por meio de um encontro concreto e pessoal, a partir da atração que gera em nós.

Passado um ano da morte de Dom Giussani, são muitas as palavras que nos acorrem à mente para verbalizar essa memória comovida. Mas nessa frase inicial da primeira grande encíclica de Bento XVI encontramos as palavras certas para expressá-la e para termos mais consciência da segurança do caminho indicado por Dom Gius. “Se não fosses tu, meu Cristo, eu me sentiria uma criatura finita”. Diante da sua morte compreendemos melhor o valor desta vida que aprendemos a viver por meio dele.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página