Vai para os conteúdos

Passos N.68, Dezembro 2005

SOCIEDADE / VIOLÊNCIA

Terror no Rio

No último dia 30/11, mais uma vez nossa cidade viveu um dia de terror. Desta vez, um ônibus que transportava diversas pessoas que voltavam do trabalho foi atacado por dez traficantes que despejaram combustíveis e atearam fogo no veículo, sem dar chances de escapatória aos passageiros aterrorizados.
Um ato desumano, que matou cinco pessoas inocentes, dentre elas, uma criança de um ano, e feriu outras 14 pessoas com queimaduras de vários graus.
Um jornal do Rio estampou a lamentável manchete “o inferno é aqui”. Outro noticiou que os traficantes mataram os “quatro monstros” que atearam fogo ao ônibus. Nossos governantes parecem perdidos e, às vezes, indiferentes, como se esses fatos já fossem normais no nosso dia a dia.
Tudo isso que estamos presenciando é consequência da falta de uma verdadeira educação. “Quando a sociedade chega a certas passagens decisivas, o verdadeiro problema é que o juízo de apoio ou de condenação deveria levar em conta, antes de mais nada, a necessidade de educar os jovens e adultos, ou seja, todos os homens, pois os homens normais é que precisam ativar suas capacidades de justiça e de bondade. Se a humanidade não é educada a uma verdadeira estima pelo homem, e portanto a uma justiça real, não pode se sentir livre dos desastres que ela mesma provoca e se obriga a enfrentar, transformando em desculpa para um mal que ela mesma realiza o fato de aplicar o próprio erro de uma forma considerada correta: a violência no homem que gera outra violência.” (Luigi Giussani)
Nós, cristãos, afirmamos e estamos convencidos de que todo esse problema em que estamos mergulhados e no qual o mundo se debate atualmente é aquela rebelião contra a verdade da qual adveio o pecado original e pela qual este aplica os seus efeitos no homem, na humanidade de todos os tempos. Por isso, diante do que aconteceu e está acontecendo não se pode eliminar ou ignorar a figura de Cristo: Ele é o eixo da verdade sobre o homem!
Neste tempo de Advento em que caminhamos para o Natal, peçamos ao Menino Jesus que traga paz a todos nós e que ilumine os nossos governantes para que, dando-se conta da gravidade dos fatos, trabalhem para que o povo carioca viva com dignidade.

Comunhão e Libertação – Rio de Janeiro

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página