Vai para os conteúdos

Passos N.65, Setembro 2005

MEETING 2005

Só Jesus nos torna livres

Cardeal Angelo Sodano

A mensagem do Papa Bento XVI aos participantes e organizadores do Meeting

À sua Excelência Reverendíssima,
Dom Mariano de Nicolò, Bispo de Rímini

Excelência, é com grande alegria o Santo Padre se faz espiritualmente presente, por meio desta mensagem, na 26ª edição do Meeting de Rímini que leva o título: "A liberdade é o maior bem que os céus doaram aos homens".
O tema deste ano tem uma importância extraordinária em um momento histórico e cultural no qual não há nada que se confunda tanto como o termo liberdade. É verdade: para Deus é muito importante a nossa liberdade. Ele nos quer livres, nos ama enquanto somos livres, nos ama a tal ponto que aceita o risco que corremos de afastar-nos dEle, mesmo nos oferecendo a possibilidade de reconhecê-Lo sem constrições interiores.
Mas, por que Deus ama a nossa liberdade? Porque Ele vê em nós a imagem de seu Filho encarnado, que livremente sempre aderiu ao projeto do Pai, que aceitou livremente um corpo e que livremente se rebaixou até a morte na cruz, nessa oblação de sacrifício que o sacramento da Eucaristia atualiza a cada dia no altar. Nós só poderemos fazer experiência de ser verdadeiramente livres quando, aderindo sem reservas ao projeto de Cristo, o fazemos oferecendo também a liberdade.
A autêntica liberdade, portanto, é fruto do encontro pessoal com Jesus. NEle, Deus nos perdoa e nos restitui essa liberdade que de outro modo haveríamos perdido para sempre por causa do pecado de nossos primeiros pais.
Acontece a cada um o que sucedeu à mulher samaritana da qual fala São João em seu Evangelho (cf. 4, 5-43): sentiu que renascia interiormente e teve a impressão de voltar a ser verdadeiramente livre no encontro com esse "homem" que lhe disse tudo o que ela havia feito e lhe revelou o verdadeiro rosto de seu destino.
Pelo contrário, o jovem rico (Cf. Mt 19, 16-22) reconheceu, sim, no Senhor a possibilidade de um cumprimento humano, mas não teve a coragem de seguir-lhe até o fim, pois como diz o Evangelho, tinha muitos bens. Considerava erroneamente que a verdadeira liberdade, que desejava ardentemente, significava ausência de vínculos, de laços e de toda obediência. Desse modo, ainda que permanecesse aparentemente livre de atuar segundo suas próprias decisões autônomas, foi embora triste. Podemos tratar de construir sem dúvida nossa existência prescindindo de Cristo, mas com a única conseqüência de que ficaremos para sempre sozinhos e desconsolados.
A mensagem que o Santo Padre envia a todos os participantes do Meeting é que só Jesus nos torna livres! Não se pode conceber a liberdade sem pensar no termo "libertação", que faz parte do nome de vosso Movimento. Jesus é para nós a libertação. A libertação do pecado, de nossos falsos desejos, em último termo de nós mesmos. Ubi fides ibi et libertas: estas palavras, pronunciadas por ocasião das exéquias do falecido padre Giussani, Sua Santidade as confirma agora, repetindo que a libertação é o reflexo existencial mais bonito que a fé pode suscitar na nossa vida.
Com estes sentimentos, o Santo Padre envia seu voto de bom trabalho aos participantes do Meeting e a todos envia sua benção, propiciadora de abundantes favores celestiais.
Ao oferecer também aos organizadores da iniciativa meus cordiais desejos de pleno êxito, confirmo minha estima fraternal.

Cardeal Angelo Sodano
Secretário de Estado do Vaticano

25 de julho de 2005

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página