Nos dias 15 e 16 de julho último, foi realizado o III Encontro Nacional de Educadores, uma iniciativa do Movimento Comunhão e Libertação que teve o apoio do Núcleo Fé e Cultura da PUC de São Paulo. O tema de trabalho foi “Educação: um caminho formativo para aluno e professor”. Estavam presentes mais de 200 professores vindos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília, que viveram dois dias carregados de atividades: palestras, debates, mesas-redondas e uma noite no Terraço Itália, um dos principais pontos turísticos da cidade, encerrando o encontro com uma confraternização.
O evento estava voltado à discussão do sentido da ação educativa, compartilhado por professores e estudantes, e foi estruturado como uma grande reflexão a partir das experiências de um grupo de educadores. E este foi o segredo de seu sucesso! Em seu artigo “Reconhecer o valor da experiência”, padre Vando Valentini, coordenador do Núcleo Fé e Cultura, ao explicar o valor do encontro, mostra que a experiência não é apenas um conjunto de ações, mas acontece na medida em que o ser humano toma consciência do valor e do significado de suas ações. Por isso, este Encontro, retomando sempre a questão do sentido da ação educativa para professores e alunos, foi capaz de aprofundar as experiências vividas pelos seus participantes.
A seguir são apresentadas as sínteses das duas colocações principais de Stefano Giorgi, professor de Filosofia na Itália, convidado internacional do evento, e de três sessões paralelas que aconteceram no Encontro.
Credits /
© Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón