Vai para os conteúdos

Passos N.60, Abril 2005

JOÃO PAULO II - Datas

2000

O que viestes procurar?

Queridos amigos, o que viestes procurar? Ou melhor, quem é que viestes procurar? A resposta só pode ser uma: viestes à procura de Jesus Cristo! Jesus Cristo que, todavia, foi o primeiro a procurar-vos. Desejo testemunhar esta fé diante de vós, jovens amigos. Recordo como aprendi desde criança, na minha família, a rezar e a confiar em Deus. Lembro o ambiente da paróquia em Wadowice, e daquela dedicada a Santo Estanilau Kostka, em Debniki, na cidade de Cracóvia, na qual recebi a formação fundamental da vida cristã. Não posso esquecer também a experiência da guerra e os anos de trabalho na fábrica. O amadurecimento definitivo da minha vocação sacerdotal deu-se no período da Segunda Guerra Mundial, durante a ocupação da Polônia. O meu Credo continua no serviço que presto atualmente à Igreja, depois da eleição à Sede de Pedro. Queridos amigos, por que quis vos dar, ao início do vosso Jubileu, este testemunho pessoal? Eu o fiz para deixar claro que o caminho da fé passa por tudo aquilo que vivemos. Deus atua nos acontecimentos concretos e pessoais de cada um de nós: por meio deles, às vezes de modo verdadeiramente misterioso, apresenta-se a nós o Verbo “feito carne”, que veio habitar entre nós. Não permitais que o tempo que o Senhor vos dá transcorra como se tudo acontecesse por acaso. Ele guia a história tanto dos indivíduos como da humanidade. Cristo respeita certamente a nossa liberdade, mas, em todos os acontecimentos aprazíveis ou amargos da vida, não cessa de nos pedir que acreditemos nEle, na sua Palavra, na realidade da Igreja, na vida eterna!

(João Paulo II, Jubileu dos Jovens, 15 de agosto de 2000)

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página