Vai para os conteúdos

Passos N.60, Abril 2005

ESPECIAL - João Paulo II e CL

1982

Rímini, 29 de agosto. Meeting pela Amizade entre os Povos. “Construir a civilização da verdade e do amor”


O maior “recurso” do homem é Cristo, Filho de Deus
e Filho do homem. Nele se descobrem os delineamentos do homem novo, realizado em toda a sua completude: do homem para si. Em Cristo, crucificado e ressuscitado, revela-se ao homem a possibilidade e o modo com o qual assumir em profunda unidade toda a sua natureza. Direi que aqui está o princípio unificante do vosso Meeting, dedicado aos recursos dos homens; é como um fio condutor entre todos os momentos do vosso trabalho: Cristo ressuscitado, fonte inesgotável de vida para o homem.

Falar de Cristo como recurso do homem é testemunhar que, ainda hoje, os termos essenciais da civilização são, de fato, de modo consciente e inconsciente, referidos ao evento de Cristo, tornado anúncio cotidiano, confessado pela Igreja.

É necessário voltar o olhar para o “artífice da nossa salvação” para gerar uma civilização que nasça da verdade e do amor. Para não agonizar, para não apagar-se no egoísmo sem freios, na insensibilidade cega à dor dos outros. Irmãos e irmãs, construam essa civilização, sem jamais se cansar!

É o pedido que hoje vos faço. Trabalhar por isso, rezar por isso, sofrer por isso!

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página