Vai para os conteúdos

Passos N.60, Abril 2005

ESPECIAL - João Paulo II e CL

1985

Castel Gandolfo, 12 de setembro. Aos sacerdotes de CL
La traccia, 1985, pp. 1082-1084

O nascimento do corpo eclesial como instituição, a sua força persuasiva e a sua energia de agregação, têm suas raízes no dinamismo da Graça sacramental. Porém, ela encontra sua forma de expressão, a sua modalidade operativa, a sua incidência histórica mediante os diversos carismas que caracterizam um temperamento e uma história pessoal.

Quando um movimento é reconhecido pela Igreja, ele se torna um instrumento privilegiado para uma pessoal e sempre nova adesão ao mistério de Cristo.

Nunca permitais que a vossa participação vire um hábito, uma rotina, da velhice! Renovem continuamente a descoberta do carisma que vos fascinou e isso vos conduzirá de forma mais potente para lhes tornar servidores daquela única potestade que é Cristo Senhor!

Os carismas do Espírito sempre criam afinidades destinadas a ser, para cada um, o sustento para a sua tarefa objetiva na Igreja. O criar-se de tal comunhão é lei universal. Vivê-la é um aspecto da obediência ao grande mistério do Espírito.

Por isso, um movimento autêntico existe como uma alma alimentadora dentro da Instituição. Não é uma estrutura alternativa a ela. Pelo contrário, surge de uma presença que continuamente renova a sua autenticidade existencial e histórica.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página