Vai para os conteúdos

Passos N.60, Abril 2005

ESPECIAL - João Paulo II e CL

2004

Carta a padre Giussani pelos 50 anos de CL
Do Vaticano, 22 de fevereiro


Ao Reverendo Monsenhor Luigi Giussani, fundador do movimento “Comunhão e Libertação”

A Providência Divina realizou, nesse meio século, uma obra que, difundindo-se rapidamente pela Itália e pelo mundo, deu abundantes frutos de bem à Igreja e à sociedade.

Sinto a necessidade de exprimir a V. Rev.ma, como também a todos os membros do Movimento, o desejo de que este importante aniversário jubilar impulsione cada um a reencontrar a experiência espontânea da qual o Movimento teve início, renovando o entusiasmo das origens. De fato, é importante manter-se fiel ao carisma do início para poder responder eficazmente às expectativas e aos desafios de cada época.

Está precisamente aqui a intuição pedagógica original de seu Movimento: repropor, de maneira fascinante e em sintonia com a cultura contemporânea, o acontecimento cristão, percebido como fonte de novos valores, capazes de orientar a existência inteira. É necessário e urgente ajudar a encontrar Cristo, para que Ele se torne a razão última do viver e do agir também para o homem de hoje. Essa experiência de fé gera um olhar novo para a realidade, uma responsabilidade e uma criatividade que concernem a todo e qualquer âmbito da existência: da atividade de trabalho aos relacionamentos familiares, do compromisso social à animação do ambiente cultural e político.

“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre!” (Hb 13,8). Animado por essa consciência, continue o vosso Movimento a anunciar a todos a beleza e a alegria do encontro com o Redentor do homem; proclame com vigor a misericórdia divina e lembre à humanidade, às vezes sem confiança, que não se deve ter medo, pois Cristo é o nosso futuro.

A Virgem Santa, mestra e modelo de vida cristã e “fonte vivaz” de esperança, acompanhe e proteja sempre o vosso caminho. Seja Ela o sustento para o qual olhar constantemente.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página