Vai para os conteúdos

Passos N.59, Março 2005

O MARAVILHAMENTO DE UM ENCONTRO

Cristo, vida da vida
Um acontecimento presente

por Luigi Giussani

Dizia Santo Agostinho: In manibus nostris sunt codices, in oculis nostris facta. In manibus nostris sunt codices, os Evangelhos que podemos ler, a Bíblia que podemos ler... mas não basta, aliás, não saberíamos como lê-los, sem a outra cláusula, in oculis nostris facta: a presença de Jesus é alimentada, confortada, demonstrada pela leitura dos Evangelhos e da Bíblia, mas é assegurada, torna-se evidente, torna-se evidente a presença de Cristo entre nós através de um fato, através de fatos como presenças. Em toda a vida de todas as pessoas existe um fato que teve significado, uma presença que influiu por toda a vida, que tende a influir sobre toda a vida: iluminou o modo de conceber, de sentir e de fazer. E isto se chama acontecimento. Aquilo em que fomos introduzidos continua realmente vivo, realiza-se todos os dias; por isso, todos os dias nós tomamos consciência, temos de tomar consciência do acontecimento como nos aconteceu, do encontro que fizemos.
Concluo esta confidência, esta confidencial indicação das minhas preocupações, dos meus pontos de preocupação, dizendo: Cristo, este é o nome que indica e define uma realidade que encontrei na minha vida. Encontrei: ouvi falar dela primeiramente quando era pequeno, depois quando jovem, etc... Podemos nos tornar adultos e esta palavra é conhecida por todos, mas para muitas pessoas não é algo encontrado, não é realmente experimentado como presente; ao passo que Cristo se deparou com a minha vida, a minha vida se deparou com Cristo justamente para que eu aprendesse a entender como Ele é o ponto nevrálgico de tudo, de toda a minha vida. Cristo é a vida da minha vida. N'Ele se realiza tudo o que eu gostaria, tudo o que eu busco, tudo o que eu sacrifico, tudo o que em mim se desenrola por amor às pessoas com as quais Ele me colocou, ou seja, por amor a vocês. Como dizia Möhler em uma frase que citei tantas vezes: “Eu penso que não poderia mais viver se não o ouvisse mais falar”. Era uma frase que eu havia escrito sob uma imagem com a figura de Cristo de Carracci, quando estava no ensino médio. Talvez uma das frases que mais recordei na minha vida.
Cristo, vida da vida, certeza do destino bom e companhia para a vida cotidiana, companhia familiar e que transforma em bem. Isto representa a eficácia d'Ele na minha vida.

* Extraído do Livro dos Exercícios da Fraternidade de CL, 1997, pp. 56-57

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página