Vai para os conteúdos

Passos N.117, Julho 2010

MOVIMENTO - 16 DE MAIO DE 2010

Em São Paulo, unidos com o Papa

por Carolina Oliveira

No domingo, 16 de maio, mais de 200 mil pessoas de inúmeros movimentos e associações católicas rezaram o Regina Coeli com o Papa Bento XVI na Praça São Pedro. Atendendo à convocação da Conferência Episcopal Italiana (CEI) foram à Roma, para demonstrar sua proximidade ao Santo Padre, em virtude dos severos ataques que a Igreja vem sofrendo por grande parte da imprensa mundial.
Acolhendo a proposta feita pela CEI, o Movimento Comunhão e Libertação convocou todos os seus membros a participarem do gesto. No Brasil, as principais capitais (Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte) participaram da iniciativa. Na capital paulista, o ato aconteceu no Santuário de Nossa Senhora de Fátima e reuniu cerca de 700 fiéis. Um telão foi colocado em frente ao altar da igreja e lá foi passada a mensagem do Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e as imagens do evento acontecido na Itália.
O encontro foi iniciado pelo padre Vando Valentini, pároco da Capela da PUC, que chamou a atenção dos presentes para o gesto que estava sendo realizado: “Não é só uma solidariedade em si, mas é afirmar que a figura do Papa é, para nós, referência clara da nossa fé que nos tira das confusões e interpretações”.
Em seguida, foi reproduzida no telão a mensagem que dom Odilo deixou aos presentes. “Me congratulo com esse evento, pois estamos com o Santo Padre. Queremos estar unidos a ele nesse momento tão doloroso no qual as feridas do povo de Cristo estão expostas. Reconhecemos que certos delitos não podem acontecer, porém é preciso recordar que o erro de alguns não é o erro de todos. Devemos buscar a verdadeira conversão. Isso é o que o Papa nos pede, o que Cristo nos pede. Rezemos para que todos tenham essa busca, pois somos frágeis e devemos contar com a força de Cristo para fazer brilhar a Sua luz no mundo”.
Em seguida, foi reproduzido o vídeo com as imagens da Praça São Pedro, a oração do Regina Coeli e a mensagem na qual o Papa ressalta que devemos prosseguir no caminho de Cristo, mesmo diante das provações que o Senhor nos manda. “O verdadeiro inimigo a ser combatido é o pecado que, infelizmente, também atinge a igreja. Devemos temer ao pecado e estar fortemente radicados em Deus, sólidos no amor e no serviço”.
O encontro foi finalizado com a Santa Missa, na qual os movimentos presentes fizeram suas preces por Bento XVI. Participaram do evento membros dos movimentos Comunhão e Libertação, Focolares, Emaús, Apostólico Shoenstatt, Equipes de Nossa Senhora, Renovação Carismática Católica, além de paroquianos e peregrinos do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página