Vai para os conteúdos

Passos N.126, Maio 2011

RUBRICAS

Acontece - Belo Horizonte

Escola de Empreendedores Sociais

Desde o ano passado, temos dado importantes passos com relação à educação em Belo Horizonte. Tudo começou em 2003, quando Milton Almeida iniciou uma discussão com alguns amigos a respeito da criação de uma escola de Empreendedorismo Social. Esta escola foi sendo amadurecida ao longo de seis anos, até que em agosto de 2009 nós iniciamos o primeiro curso de formação empreendedora com 30 pessoas. No início, uma das nossas metas era ajudar na sustentabilidade dos empreendedores e das Obras Educativas Padre Giussani. Demos a esta escola o nome de RESI, em homenagem ao nosso saudoso padre Virgilio Resi. Nossa sigla significa: Rede de Empreendedores Sociais Integr@dos. Ao longo de seis meses fizemos esta formação em empreendedorismo e no mês de janeiro de 2010 já haviam oito destes empreendedores trabalhando num grande projeto de formação de lideranças e construção de Planos de Negócios em 25 Unidades produtivas de Belo Horizonte e região metropolitana.
No segundo semestre de 2010 iniciamos uma nova turma com mais 30 potenciais empreendedores. Atualmente somos 16 pessoas formadas e trabalhando em comunhão, pois de todo o dinheiro arrecadado entre nós, 3% é colocado num fundo comum e destinado a várias iniciativas, 1% retorna para o profissional se qualificar, 1% é para a administração de gastos gerais e 1% será destinado em forma de projetos comuns nas Obras Padre Giussani.
Dentro da RESI nasceram várias propostas educativas e uma delas é a “Criativos promoções e eventos escolares” onde eu e meu sócio, que somos profissionais de Educação Física, promovemos por meio de atividades lúdicas diversas formas de re-criar, re-significar e re-propor a educação de forma mais bonita, como fomos educados por Dom Giussani e padre Virgilio. Aqui nascem também oportunidades de levar aos alunos o sentido da caritativa. Em todas as intervenções pedimos doação de alimentos e usamos o texto de dez linhas da Coleta de Alimentos para educá-los à caridade. Os alimentos são doados para as Obras Educativas Padre Giussani e Casa Novella. Também fazemos uma coleta de garrafas pet para reciclagem que são doadas a uma instituição que faz vassouras ecológicas, e assim participamos da Campanha da Fraternidade deste ano sobre o meio ambiente.
Nosso trabalho tem crescido muito nestes últimos meses e iniciamos com uma companhia de amigos de CL, o trabalho que chamamos de “Entretreinamento”. Participam a Amanda, psicóloga; Ana, professora de Letras; eu e Wallisson da Educação Física; e outros amigos da RESI. Encontramos os professores e nesse dia é proposto olhar para as exigências últimas de cada um, para a experiência elementar, relacionar com as atividades propostas, todas lúdicas, como arvorismo, provas na piscina, atividades de coordenação motora, dentre outras. São organizados pequenos grupos de professores, onde re-significar o sentido de educar e reeducar ao significado da realidade precisam ser compartilhados em equipe para cumprir as provas.
Foi visível na semana seguinte uma mudança de atitude dos professores, um empenho com a própria vida e com a vida dos alunos que encontram todos os dias na escola.
Para nós da Criativos é também um momento de afirmar que é possível viver o senso religioso mesmo nos ambientes onde a confusão e o individualismo são pontos marcantes. Re-significar a proposta educativa, reler o Educar é um risco e repropor para mim, diariamente, a proposta educativa que se iniciou em 1992 no encontro com Ângela Rocha. Ao longo destes anos, verifico a cada dia a Presença de Cristo na minha vida e cresce a certeza de que vale a pena apostar nesta companhia de amigos, vale a pena apostar na educação e mais do que isso vale a pena homenagear Virgilio Resi, fazendo memória das inúmeras e incontáveis vezes que nos encontramos para falar da vida e da potência de Cristo em nosso meio.
Outro ponto marcante desta caminhada educativa é que nós estamos nos encontrando para ler o Educar é um risco e este grupo tem se ajudado nas questões da escola e dos ambientes de educação que estamos inseridos: projetos sociais, Menor aprendiz, gestão de escola, e isso tem ajudado num juízo belíssimo das questões educativas. O grupinho de Belo Horizonte está cada dia mais atento à realidade e atento à amizade que vem crescendo e nos ajudando na vida em família, em comunhão e nos ambientes onde testemunhamos a Presença de Cristo em nossas vidas.
(Marcelo Carvalho)

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página